Início AGENDA TORRES NOVAS – Dia Internacional dos Museus // Noite Europeia dos Museus...

TORRES NOVAS – Dia Internacional dos Museus // Noite Europeia dos Museus no MMCR

Como já vem sendo hábito, o Município de Torres Novas volta a associar-se às comemorações do Dia e da Noite dos Museus, integrando o roteiro cultural internacional e oferecendo um programa local acessível aos mais diferentes públicos. Este ano, o Dia Internacional dos Museus tem como tema «Os Museus como Centros Culturais: o futuro da tradição», uma temática que conduz a reflexões várias sobre as práticas e as estratégias dos museus, bem como à análise das suas interligações com a comunidade. Assim, no dia 18 de maio, o Museu Municipal Carlos Reis (MMCR) estará de portas abertas ao público durante 11 horas consecutivas (das 14h00 à 01h00 da manhã), tendo lugar à tarde, a abertura da exposição “RE-VISITAÇÃO”, de Luís Rodrigues Bretes, pelas 17h30. Trata-se de um projeto conjunto entre o município, a Galeria Neupergama, as Paróquias e a Santa Casa da Misericórdia, pelo que o artista irá estar presente na abertura da exposição nos restantes locais: pelas 18h30, na Igreja da Misericórdia de Torres Novas, pelas 19h00, na Igreja de Santiago, e pelas 19h30, na Igreja do Salvador. À noite, decorrerá, pelas 22h11, o espetáculo “Saravá Palavrá”, no Museu Municipal Carlos Reis, integrado na Noite Europeia dos Museus. Uma homenagem à cultura oral africana e à riqueza sonora da língua portuguesa, através de uma performance poética imersiva.

18 de maio de 2019, sábado

-programa-

Dia Internacional dos Museus, Museu Municipal Carlos Reis

14h-01h00 | Museu de portas abertas [entrada livre]

17h30 | Cerimónia inaugural da exposição “RE-VISITAÇÃO” no Museu Municipal Carlos Reis [parceria Município, Galeria Neupergama, Paróquias de Torres Novas e Santa Casa da Misericórdia de Torres Novas]

Abertura da exposição, com a presença do artista, nos restantes locais:

18h30 | Igreja da Misericórdia de Torres Novas

19h00 | Igreja de Santiago

19h30 | Igreja do Salvador

Noite Europeia dos Museus, Museu Municipal Carlos Reis

22h11 | Espetáculo “Saravá Palavrá”

Sobre a exposição RE-VISITAÇÃO de Luís Rodrigues

Patente até 7 de julho de 2019

Locais: Museu Municipal Carlos Reis, Igreja da Misericórdia, Igreja do Salvador e Igreja de Santiago

O Museu Municipal Carlos Reis, as Paróquias de Torres Novas, a Santa Casa da Misericórdia de Torres Novas e a Galeria Neupergama apresentam a exposição RE-VISITAÇÃO, de Luís Rodrigues “Bretes”. O projeto RE-VISITAÇÃO faz parte do programa municipal de arte moderna, mantendo a cadência já habitual dos ciclos de exposições de arte em Torres Novas, que vai inscrevendo a cidade quer nos circuitos atuais da arte moderna portuguesa, quer nos roteiros locais de lazer e cultura. O conceito da exposição decorre de uma ideia inicial do regresso do artista à sua terra natal e aos temas da arte sacra a partir das suas experiências pessoais. Luís Rodrigues “Bretes” apresenta uma série de obras inspiradas em peças patentes no núcleo de arte sacra do Museu Municipal como a Nossa Senhora do Ó e a pintura de António Campelo (1580), “Adoração dos Pastores” e em esculturas e pinturas patentes nas igrejas da cidade. Luís Rodrigues revisita, assim, os temas sagrados, despindo-os da conotação religiosa e fazendo sobressair a sua intemporalidade. Usando o seu próprio vocabulário estético, moderno, o artista contrapõe in loco a sua maneira de sentir e de ler as histórias bíblicas e as suas conexões metafóricas com o quotidiano. A proposta passa pela intrínseca relação entre sagrado e profano, com a construção e revelação de peças de cariz artístico (cerâmicas, pintura e vídeo) a partir das manifestações religiosas mais populares, como as procissões e as festas associadas.

RE-VISITAÇÃO é uma parceria entre o Município de Torres Novas/Museu Municipal Carlos Reis, as Paróquias de Torres Novas, a Santa Casa da Misericórdia de Torres Novas e a Galeria Neupergama que acontece no sentido de potenciar a ligação entre os diferentes espaços patrimoniais da cidade, sendo o projeto expositivo desenhado precisamente para que as peças de arte invadam estes espaços e permitam a deambulação entre estes lugares que, só por si, são relevantes do ponto de vista do património artístico torrejano. A exposição decorrerá no Museu Municipal Carlos Reis e nas Igrejas da Misericórdia, Salvador e Santiago, em Torres Novas, com abertura no Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, às 17h30.

Biografia breve do artista: Luís Rodrigues “Bretes” é um artista torrejano com uma vasta carreira internacional e uma ampla experiência em exposições individuais e coletivas, residindo atualmente em Savigny-sur-Orge, França. Desde 2015, o artista tem vindo a expor nos espaços dedicados à cultura no Município de Torres Novas, tendo igualmente realizado uma doação de um vasto número de obras da sua autoria ao Museu Municipal Carlos Reis, com vista à criação de Núcleo de Arte Contemporânea na cidade. A sua obra está representada em coleções privadas na Alemanha, na Argélia, na Bélgica, no Brasil, no Egito, em Espanha, em França, em Itália, no Líbano, em Portugal, na Suíça e nos Estados Unidos, e igualmente em museus como o Peyo Yavorov Museum House, Bulgária; o Museu da SNCF, França; o Musée d’Etampes, França; o Musée de l’Avallonnais, França; o Museu Casa Miguel Torga, Portugal; a Coleção da Caixa Geral de Depósitos em Paris e o Palais du Roi de Rome, França.

Sobre o espetáculo “Saravá Palavrá”

Uma performance imersiva e um ritual ‘palavro-espiritual’ com a força rítmica do candomblé e a beleza da palavra falada, numa homenagem poética à cultura oral africana e à riqueza sonora da língua portuguesa. No mesmo espaço, o público, o ator-performer, o batuque afro e a expressão rítmica do corpo transformam um conjunto de manifestações culturais de origem afro-brasileiras numa experiência poética, com o caráter exclusivo de um ritual cénico multidisciplinar cruzando as linguagens da palavra, da música e da dança. O espaço de apresentação recria, através de uma iluminação minimalista, a atmosfera de um terreiro**simbólico que desperta a curiosidade dos espetadores. O sincretismo místico em Saravá Palavrá pede licença à fonética para que faça da Arte uma imitação da Vida.

Mais informações: https://www.quanta.pt/saravapalavra