Promovido mais uma vez pelo Grupo de Catequese da paróquia de Alviobeira teve lugar no salão paroquial mais um ALMOÇO DO IDOSO de participação gratuita e que juntou cerca de 70 naturais e residentes com mais de 65 anos. Neste almoço de convívio participou o Padre Sérgio Santos e Mário Duarte. Em plena quaresma a tradição do Serrar da Velha volta ao palco do Centro recreativo, pelas 21H30, uma organização do Rancho Folclórico e Etnográfico de Alviobeira em que os versos satíricos serão uma constante. Na sema seguinte ou seja no domingo dia 7 de Abril é a vez do almoço de aniversário do rancho com preço de 13 euros por pessoa e em que a comida regional e típica estará ao dispor dos que se inscreverem pelo telef. 249 302 199 ou telemóveis 91 978 950 ou 91 305 05 78.
Festival de Folclore e homenagem a António João Antunes – Registe-se que neste mês de Abril que o Rancho tem o seu festival e Folclore, evento marcado para o dia 28 de Abril. Antes do festival e estamos no mês de Abril de “actividades mil” – dia 13 de Abril, o Rancho junta-se à Junta de Freguesia da União de Freguesias de Casais/Alviobeira para no dia 13 de Abril, (Sábado) antes da noite de gala e pelas 18H00 ser promovida uma cerimónia pública de descerramento das placas com o nome do ex-autarca e um dos fundadores do Rancho – António João Antunes. António João Antunes foi o primeiro presidente de Junta pós 25 de Abril tendo presidido à Comissão Administrativa pós 25 de Abril até à realização das primeiras eleições democráticas do PODER LOCAL em 12-12-1976. Nascido na freguesia de Álvaro, em 8-10-1923 tinha-se instalado em Alviobeira, alguns anos mais tarde, com comércio na Rua do Comércio (mercearia, taberna e talho) e na Construção Civil em Tomar. A nível autárquico concorreu sempre pelo PPD e foi eleito em 1979, 1982, 1985 e 1989, sempre vencendo ou com maioria absoluta e para o final com maioria relativa. Já não concorreu à eleições de 12-12-1993 data em que Fernando Nunes, pelo PS conquistou a Junta. António João completou 5 mandatos e mais 2 anos de Comissão Administrativa, ( 22 anos) sendo o presidente de junta da Junta de Freguesia de Alviobeira com mais mandatos. Faleceu em 19-11-2010 e já não assistiu à agregação desta freguesia com Casais pela reforma administrativa de 2013, o que seria para ele dramático pois assumiu-se como “um grande Alviobeirense”. A nível autárquico e “pegando” numa freguesia, como era o panorama do país, sem estradas dignas desse nome, caminhos rurais e falta de outras infraestruturas, pela sua forma de estar e ser, foi conseguindo alguns asfaltamentos por parte da Câmara dentro de Alviobeira ao Touco, com melhor traçado, acesso ao cemitério, acessos ao Chão das Eiras e travessia da ribeira ( em que o povo da aldeia foi fulcral) e, alargamento do cemitério, e obras na sede da junta.
Um furo de captação de água em Ceras, acessos e melhorias nos lugares de Portela de Nexebra e Benfica. Para além disso a nível das obras do Centro Recreativo teve um papel determinante, bem como nas obras da Igreja e na fundação e acompanhamento do rancho e instalação do museu rural. Após a sua morte, em 2010 a Assembleia de Freguesia de Alviobeira aprovou por unanimidade, a atribuição, como memória e reconhecimento da Rua do Comércio para Rua António João Antunes (antiga Rua do Comércio) de forma a que os residentes não tenham que alterar a morada fiscal e com o correr dos anos, o novo nome, a exemplo de ruas de Tomar se venha a denominar pela nova denominação, sem contudo perder a antiga. Na altura o presidente de Junta- Manuel Alcobia não mandou a deliberação da aprovação à Câmara de Tomar e posteriores tramites legais e limitou-se a alterar nomes de arruamentos no Chão das Eiras com dois nomes de beneméritos locais e deixou no esquecimento, uma aprovação por um órgão na altura, eleito e em funções. Esta Junta veio agora a verificar as atas e mandou o devido oficio à Câmara de Tomar que assim aprovou na plenitude a nova denominação e este dia 13 de Abril, (nove anos após a sua morte) num ano em que o Rancho quer homenagear “pessoas de Alviobeira” . Vai assim ser feita a cerimónia oficial, com a presença da família, autarcas, ex-autarcas, Câmara, Assembleia Municipal, e outras forças vivas da freguesia, daí a cerimónia ser pública e feita em parceria com o rancho de Alviobeira “que foi de igual modo o “rancho do António João”. Após a cerimónia no Centro vai ter lugar a Gala do Rancho. António Freitas