Abrir a experiência aos portugueses, de forma gratuita, através de Open Days, e apostar na formação de crianças e jovens, são os principais objetivos da nova direção da Associação Portuguesa de Wakeboard e Wakeskate, que faz um rebranding e passa a ser denominada APW – Associação Portuguesa de Wake. A Associação Portuguesa de Wake (APW) tem nova direção e acaba de definir um plano de atividades que promete aumentar o número de praticantes, aumentar a representatividade do desporto em Portugal, expandir o calendário de eventos e contribuir para o acesso dos melhores talentos aos eventos internacionais. “Para 2019, a APW refoca a sua estratégia em torno da promoção do wakeboard como factor de dinamização turística de Portugal. É o calendário mais intenso de sempre, com provas e eventos de norte a sul do país ao longo de todo o verão, em que é possível fazer wakeboard de forma gratuita, em que são formadas crianças da região que acolhe o evento nesta modalidade, em que é possível assistir às manobras dos melhores atletas nacionais e internacionais e ainda festa, muita festa!”, explica Luis Segadães, novo presidente da APW. Em todos os eventos ao longo do ano a APW vai proporcionar a 20 crianças das escolas locais estrearem-se no wakeboard de forma gratuita. Esta é uma estratégia ativa da associação para formar novos praticantes, para difundir o desporto junto das crianças e jovens de todo o país. Um total de 240 crianças de 8 municípios diferentes vão ser beneficiadas com este programa, que se materializa em 8 eventos (Viana do Castelo, Fernandaires, Porto, Tomar, Montargil, Abrantes, Trízio, Lago Azul) durante quatro meses (junho a setembro).