Realizou-se no pavilhão Altice Arena a 24ª edição do SISAB PORTUGAL o evento internacional dedicado á exportação, uma organização privada da Mundiventos e do Jornal Mundo Português que reuniu cerca de 500 empresas do sector agro-alimentar e bebidas de Norte a Sul e promoveu, como é prática a de mais de 1600 compradores provenientes de 130 países. Presentes algumas câmaras com espaço alargado, que depois convidam agentes económicos do seu concelho que não podem suportar os preços da inscrição, mas que assim tem uma forma de promover os seus produtos e aquilo que produzem, por vezes com muita qualidade acrescida, como Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo, Seia, Gouveia e das regiões autónomas dos Açores e Madeira que trazem a este evento o que de melhor produzem. Paula Costa, directora e proprietária da Herdade dos Templários, sediada em Valdonas, foi a única empresa do sector vitivinícola presente, dado que foi neste evento há uns anos que consegui alguns clientes (foi a ADIRN que alugou o espaço e fez convites a agentes económicos ) que lhe abriram as portas da exportação e dado os seus vinhos estarem cada vez mais vocacionados para o mercado internacional, suportou os custos e referiu ” que fiz bons contactos, melhor que na Prowine e espero que os contactos dêem frutos, para além disso, encontro os meus clientes internacionais e evito saídas ao estrangeiro” Acompanhado de Saúl Gonçalves seu diretor de marketing foram três dias a divulgar uma marca de vinhos que é de âmbito internacional a sua marca Templários. Registe-se que este vinho é servido a bordo dos aviões na TAP Hoje em dia as exportações do agro-alimentar subiram 56% em menos de dez anos. A afirmação foi do ministro Adjunto e da Economia Pedro Siza Vieira que visitou o SISAB Portugal (Salão Internacional do Setor Alimentar e Bebidas) no primeiro dia do evento que tem lugar anualmente no Altice Arena, em Lisboa. No fim de uma visita em falou com responsáveis de empresas nacionais presentes e foi abordado por vários importadores, o titular da pasta da Economia referiu que 2018 foi um ano de recordes no setor. “Ainda no ano passado batemos o recorde das exportações a este nível. Tem sido por isso muito reconfortante falar com os vários expositores, perguntar pelas expectativas para este ano e todos preverem a continuação de um ano muito bom em termos de exportações”, disse em declarações aos jornalistas.
Pedro Siza Vieira referia-se aos números das exportações do setor agro-alimentar que indicam terem subido “56% em menos de dez anos”. Sobre o certame que visitou, o governante defendeu que “tem dado, ao longo destas 24 edições, um contributo para a visibilidade do setor agro-alimentar português no mundo e neste momento estabeleceu-se como uma montra de preferência”. O ministro destacou o facto do SISAB PORTUGAL receber nesta edição compradores de 130 países diferentes, considerando que a presença de um elevado número de importadores “é um contributo muito importante para o crescimento das exportações do agro-alimentar”, que já ocupa a terceira posição entre os setores exportadores da economia portuguesa.
Esforço de diversificação de mercados – Pedro Siza Vieira sublinhou que o mundo “está a descobrir a qualidade dos produtos portugueses”. “Sabemos que os vinhos, os queijos, os produtos tradicionais são ótimos e as nossas frutas estão também a fazer um percurso extraordinário. Isso deve-se ao trabalho de muitas empresas e de muita promoção”, defendeu. Assinalou ainda aos jornalistas que tem sido feito um esforço de diversificação muito grande dos mercados, referindo que “cada vez mais”, em alguns produtos específicos, Portugal está a ter “muito sucesso em determinados mercados, como o vinhos nos EUA ou a carne de porco na China”. “Só este ano a partir do zero vamos atingir 100 milhões de euros de exportações de carne de porco para a China”, exemplificou. No primeiro dia da feira, marcaram presença, além do ministro da Economia, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, e o vice-presidente do Governo Regional da Madeira, Pedro Calado.
O certame foi visitado pelo secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, pelo secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, e pela presidente do CDS-PP, Assunção Cristas e do presidente do PSD, Rui Rio. No segundo dia, estiveram no SISAB Portugal, o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, acompanhado pelo Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, e o secretário de estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro. Na edição deste ano foi homenageado a Carlos Morais, o idealizador e fundador do SISAB PORTUGAL, falecido em julho do ano passado em acidente de viação. Para além da Herdade dos Templários presente a enóloga Teresa Nicolau que presta assessoria técnica a alguns produtores de vinho de Tomar, mas aqui ao serviço da empresa onde tem a enologia a sua cargo as Caves Castelar da Bairrada. António Freitas