A Presidente da Câmara, Fernanda Asseiceira, efetuou uma visita às obras de Requalificação Urbana da Praça Envolvente à Paragem dos Transportes Públicos da Vila para se inteirar do andamento dos trabalhos. Encontram-se já efetuadas, quase na totalidade, todas as demolições de pavimentos betuminosos e de calçada, da superestrutura do terminal, assim como das instalações sanitárias previamente existentes. Foram também já efetuadas as redes de águas pluviais, esgotos domésticos e rede de abastecimento de água. De momento, encontram-se a decorrer os trabalhos de construção da nova instalação sanitária, abertura de valas para rede elétrica e abertura de fundações de suporte da nova estrutura a executar na zona de autocarros e táxis. A empreitada, cujo auto de consignação foi assinando a 17 de setembro de 2018, após a emissão do visto do Tribunal de Contas, a 8 de setembro de 2018, foi adjudicada à firma “Desarfate – Desaterros de Fátima LDA., pelo valor de 450.423,66€ (+IVA), com um prazo de execução da obra de 9 meses.
De referir que o projeto, que reflete os principais pontos acordados com os representantes da Rodoviária do Tejo, taxistas e comércio local, tem como objetivo a requalificação de equipamentos e infraestruturas da praça envolvente à paragem de transportes públicos, perfazendo uma área total de intervenção de cerca de 3600 m2, nomeadamente:
– Quiosque para venda de revistas e jornais;
– Instalações sanitárias públicas;
– Praça de Táxis (com zona de paragem para 7 lugares e +área para motoristas);
– Zona de paragem de autocarros;
– Zona de recolha de resíduos urbanos;
– Área de lazer.
Recorde-se que a candidatura apresentada pelo Município de Alcanena ao Programa Operacional Regional do Centro – Centro 2020, para Requalificação Urbana da Praça Envolvente à Paragem de Transportes Públicos da Vila de Alcanena, foi aprovada, por deliberação da Comissão Diretiva do Programa Operacional do Centro, a 2 de agosto de 2017. www.cm-alcanena.pt