É já nesta terça-feira, 9 de junho, às 21h30, que o maestro Victorino d’Almeida estará em Constância para assistir à sua composição inédita para carrilhão, que será interpretada por Ana Elias, no Carrilhão Lvsitanvs, no âmbito do espetáculo Passa a ser vosso.
A convite de alguns amigos de Constância, que conheciam o seu sonho de compor para carrilhão, o maestro aceitou o desafio, compôs esta peça, e assim virá a Constância, nesta que será a sua terceira visita oficial à Vila Poema, pois já antes participou nos Encontros do Cantar Diferente e em iniciativas do Fatias de Cá.
Recorde-se que o espetáculo Passa a ser vosso, integra as XX Pomonas Camonianas, na zona ribeirinha de Constância, no qual alunos do primeiro ciclo e do 10º ano do Agrupamento de Escolas recriarão alguns episódios de Os Lusíadas, no âmbito do espetáculo Passa a ser vosso.
Este é um espetáculo de rua que vive essencialmente de efeitos de luz, de som e da movimentação coreográfica dos alunos. Como corolário da viagem, literal e figurada, surge a recompensa para o corpo e para a alma: uma composição inédita do maestro Victorino d’ Almeida para carrilhão, interpretada por Ana Elias.
A seleção e adaptação do texto são da responsabilidade de Paula Malheiro e Susana Neves, a partir de Vasco Graça Moura, sendo a coreografia e a encenação dirigidas por Célia Mendes e Paulo Moura. Este espetáculo conta ainda com a colaboração especial de Ana Coelho, Olga Antunes, Carlos Dâmaso (sonoplastia) e Alice Junqueira (design) e com a participação especial da Pirotecnia Oleirense e do Clube Vikings Lvsitanvs.
Mais informações sobre as Pomonas Camonianas estão disponíveis em www.cm-constancia.pt e no facebook Município de Constância.