Início ECONOMIA SANTARÉM – Dia Aberto do Núcleo Nersant reuniu mais de oitenta empresas

SANTARÉM – Dia Aberto do Núcleo Nersant reuniu mais de oitenta empresas

Dezenas de empresas marcaram presença na Startup Santarém, a fim de acompanharem o Dia Aberto do Núcleo NERSANT de Santarém. Uma visita à Startup Santarém e ao núcleo, seguido de workshops sobre diversas temáticas, foi o programa do evento, que contou com 80 empresas participantes ao longo das atividades. O Dia Aberto do Núcleo NERSANT começou logo cedo, tendo o Presidente da Comissão Executiva da NERSANT, António Campos, feito o acolhimento às dezenas de empresas presentes, acompanhado pelo Presidente do Núcleo NERSANT de Santarém, Luís Filipe Borgas, e pelo diretor João Lucas. O responsável executivo da associação começou por apresentar a associação empresarial e o trabalho do núcleo, enfatizando de seguida um passo muito importante para a atividade desde seu pólo, a inauguração, em 2016, da Startup Santarém e a consecutiva mudança de instalações do
núcleo para este local.

Na sua intervenção inicial, realizada no lounge da Startup Santarém, António Campos afirmou que em 2 anos a Startup Santarém conseguiu esgotar a sua capacidade, tendo sido feita uma candidatura ao Alentejo 2020, liderada pelo Município, para a realização de obras no espaço contiguo, já protocolado, que permitirá o alargamento desta infraestrutura de acolhimento. Logo de seguida, o Núcleo NERSANT de Santarém convidou os presentes a conhecer o espaço, tendo a comitiva percorrido os corredores da Startup Santarém e ficado a conhecer as 43 empresas ali incubadas. Posteriormente, deu-se início às diversas sessões temáticas previstas. O primeiro seminário teve como tema os incentivos fiscais às empresas e acontece, pela voz de José Farinha, da Ordem dos Contabilistas Certificados. Diogo Santos, da empresa Tera Studio e formador da NERSANT nas áreas do Marketing Digital, interveio logo de seguida, numa sessão sobre a importância deste tema para as PME.

Após o almoço, as sessões prosseguiram com a apresentação, por parte da NERSANT, de algumas questões práticas após a implementação do Regime Geral da Proteção de Dados, seguindo-se a apresentação do estudo de Novas Profissões, na voz de Jorge Gaspar, elaborado pela NERSANT e pelo IP Santarém ao abrigo do projeto financiado pelo Programa Operacional Regional – Alentejo 2020, Get Innovation – A Caminho da Indústria 4.0. Logo de seguida, pela Factis, empresa também sediada na Startup Santarém, realizou-se um workshop sobre a importância da segurança informática nas empresas, tendo o Dia Aberto do Núcleo NERSANT de Santarém, encerrado com uma apresentação, por parte da associação, dos incentivos e financiamentos disponíveis atualmente para alavancar a competitividade das empresas, tais como o Projeto Vales, o Plano de Formação Financiada 2018/2019, o Capitalizar+, o Si2E, PPEC e os apoios à internacionalização.

Ao longo de todo o dia, muitas foram as empresas que se juntaram ao Núcleo NERSANT de Santarém para presenciar as diferentes atividades, tendo o Dia Aberto sido considerado um sucesso por este pólo da associação. Ao todo, foram mais de 80 as empresas que passaram pela Startup Santarém no Dia Aberto deste núcleo NERSANT.