A 18 de novembro, domingo, realiza-se mais uma edição do mercado mensal “Produtos da Terra”, desta feita dedicada aos “Bolos de Todos os Santos”. Em Portugal, no Dia de Todos-os-Santos (1 de novembro) as crianças saem à rua para pedir os bolinhos, de porta em porta. “Bolinhos, bolinhos em louvor dos santinhos” é frase repetidamente recitada, após a qual recebem como oferta pão, broas, bolos, romãs e frutos secos, nozes, amêndoas ou castanhas, que colocam dentro dos seus sacos de pano, cuja tradição remonta ao século XV. A edição do mês de novembro destaca as merendas doces, entre outras iguarias típicas da época, podendo também ser adquiridos produtos hortícolas, transformados e artesanato, numa iniciativa do Município da Sertã.
O mercado “Produtos da Terra” decorrerá na Alameda da Carvalha, na Sertã, entre as 10 e as 17 horas. Baseia-se numa lógica de proximidade entre o cidadão e os produtores regionais: quem procura produtos de qualidade pode assim fazê-lo num local próximo e sem recorrer às grandes superfícies. As inscrições (de produtores) efetuam-se na Casa da Cultura da Sertã, imediatamente após a realização de cada mercado e até ao último dia de cada mês.
Produtos da Terra – agenda 2018:
18 de novembro – Bolos de Todos os Santos
22, 23 e 24 de dezembro – Feira de Natal – Floresta da Esperança (22 e 23 de dezembro – das 10h às 18H, 24 de dezembro – das 10h às 14h)