O centenário da abertura da primeira escola na aldeia vai ser comemorado dias 10 e 11 de Novembro com o Linhaceira Vintage. A iniciativa contará com uma recriação histórica, no sábado, enquanto no domingo acolherá a Feirinha de S. Martinho. O primeiro edifício escolar da localidade começou a funcionar em 1918, depois de ter sido construído pela população local e oferecido ao Município para esse fim. Dia 10, pelas 15 horas, será descerrada uma lápide evocativa nesse edifício, onde actualmente funciona a extensão de saúde.
Será o instante inaugural da recriação histórica que, centrada no segundo edifício escolar (actual ATL) e zona envolvente, mostrará ao vivo momentos de uma aula de há cem anos e aspectos da vida de então na aldeia. A iniciativa, que conta com o apoio dos dois ranchos folclóricos da freguesia (Linhaceira e “As Lavadeiras” de Asseiceira), inclui comeres e beberes tradicionais e, à noite, um bailarico à antiga. Haverá também jogos populares com a colaboração do CALMA.
A população local e todos os visitantes que o desejarem são convidados a integrar-se no espírito da época, envergando roupas alusivas, provando ou relembrando os sabores da comida das nossas avós, dançando e participando activamente na festa. No domingo decorrerá a também já tradicional Feirinha de S. Martinho, momento de comunhão entre a escola e a comunidade, da responsabilidade da Associação de Pais (APAEL), este ano com o espírito do centenário bem presente, mas igualmente com o artesanato, os petiscos e o magusto. Haverá jogos e animação com a colaboração dos Escuteiros, insufláveis e perna de porco no espeto logo a partir do almoço, às 12 horas.
Linhaceira Vintage é o culminar das comemorações do Centenário das Escolas na Linhaceira, iniciativa conjunta da APAEL, Associação Cultural e Recreativa, Junta de Freguesia de Asseiceira e Município de Tomar. Pode conhecer toda a programação do evento e a razão de ser do mesmo em https://bibliotecalinhaceira.blogspot.com .