O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana em Santarém comemorou o seu décimo aniversário, no preciso mês em que se perpetua a chegada da primeira força da GNR a terras “Scalabitanas” – outubro de 1912. Ao tempo, a então 4ª Companhia do Batalhão nº 2 instalou-se inicialmente no edifício da Mitra (atual Caixa Geral de Depósitos). Importava celebrar este dia através de uma cerimónia pública que dignificasse quer a Guarda, quer o Comando Territorial de Santarém em consideração à história e práticas castrenses, com o firme propósito de revigorar o espírito de corpo e de pertença dos militares e para cumprimentar as gentes, que diariamente se protege e a quem se presta serviço público. A cerimónia militar realizada na cidade de Rio Maior, foi presidida pelo Comandante do Comando de Administração de Recursos Internos da GNR, Major-General Pires da Silva, e contou com a presença de Isaura Morais, presidente do Município anfitrião, para além de diversas entidades civis e militares do Distrito.
As forças em parada foram constituídas pela banda de música e fanfarra da Unidade de Segurança e Honras de Estado da GNR e pelas seguintes forças do Comando Territorial de Santarém: um bloco de flâmulas, uma Companhia composta a três pelotões, uma Secção Cinotécnica do Destacamento de Intervenção e uma Esquadra de Cavalaria. No final do desfile, houve ainda lugar a uma participação especial de um pelotão infantil, constituído por alunos do Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva.
Na alocução do Major-General Pires da Silva, foi destacado o permanente apoio do Comando da Instituição à atividade operacional e administrativa da Unidade e da intervenção do Comandante do Comando Territorial a convicção do empenho diário, através da prática do serviço público de qualidade, em se contribuir para que a Guarda, seja ainda mais, uma Força de Segurança, Humana, Próxima e de Confiança, tendo destacado os indicadores da atividade operacional desenvolvida ao longo do último ano como sendo muito positivos e esclarecedores da dedicação dos militares da Unidade que contribuíram para o lema da Unidade “Sempre Enobrecido Scalabicastro”.
Foram ainda entregues condecorações aos militares agraciados durante o último ano. A cerimónia continuou com uma homenagem, presidida pelo Capelão Agostinho Freitas, Coronel Chefe do Serviço de Assistência Religiosa da GNR, aos militares falecidos que serviram na Unidade. Nos restantes trinta quartéis do dispositivo da Unidade foram realizadas pequenas cerimónias, que contaram com a presença de todos os militares disponíveis. Após a cerimónia militar foi realizada uma outra para a entrega de uma viatura cedida em regime de comodato pela Câmara Municipal de Rio Maior para utilização pelo Posto Territorial local, no policiamento naquela localidade. As cerimónias terminaram com o corte do bolo de aniversário da Unidade, onde foi dado o grito da GNR “pela lei e pela grei”. Fotos Guarda Nacional Republicana