O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, e a Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos, presidiram à cerimónia de entrega de viaturas aos vigilantes da natureza e à apresentação do projeto de Melhoria das Condições de Visitação do Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios da Serra D’Aire. O ministro começou por entregar 15 veículos aos vigilantes do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) no parque de estacionamento das piscinas municipais, seguindo-se, no auditório da BMGPL, as intervenções agendadas. O presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira, deu as boas-vindas à sua cidade a todos os presentes e sublinhou a importância e riqueza do património natural no seu território.
Rogério Rodrigues, presidente do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, falou acerca de vigilância ativa nas áreas protegidas: ação preventiva e promoção da fruição.
A apresentação do projeto de melhoria das condições de visitação do Monumento Natural das Pegadas dos Dinossáurios da Serra d’Aire coube a Maria de Jesus Fernandes, diretora do Departamento de Conservação da Natureza e Florestas de Lisboa e Vale do Tejo do ICNF. Pretende-se renovar e modernizar o modelo de visitação, tornando-o mais dinâmico e interativo, através da implementação de medidas de geoconservação, da requalificação das estruturas e criação de rotas de visitação, e apostando na comunicação e em novos materiais de divulgação. Este monumento nunca foi intervencionado, mantendo-se o espaço inalterado desde a sua abertura há cerca de 20 anos. O investimento agora previsto com este projeto de melhoria é de 800 mil euros. No discurso de encerramento da cerimónia, João Pedro Matos Fernandes fez uma retrospetiva do trabalho desenvolvido pelo seu ministério, sublinhando a criação do Fundo Ambiental cuja finalidade é apoiar políticas ambientais que ajudem a cumprir os compromissos relativos às alterações climáticas, aos recursos hídricos, aos resíduos e à conservação da natureza e biodiversidade.