No âmbito do Dia Internacional da Literacia, no dia 8 de setembro, pelas 11h, a Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes (BMGPL), em Torres Novas, promove uma oficina de literacia sensorial (olfato), na sala infantil. Esta oficina é dirigida a famílias e aos demais utilizadores da sala infantil e tem como objetivos identificar diferentes cheiros e aguçar o sentido do olfato. Inicia-se a oficina com a leitura da história, O Papão de Pablo Albo e Maurizio Quarello (OQO Editora). Quando a avó decidiu preparar uma surpresa para as netas, pão com mel, esqueceu-se de que essa era precisamente a comida preferida do papão. As netas, uma a uma, desceram pelas escadas escuras, frias e misteriosas; empurraram a porta e…
A partir daqui surge uma conversa com os participantes quanto à importância do olfato, bem como dos restantes 4 sentidos. De seguida, a oficina prolonga-se com um jogo que nos leva à identificação alguns cheiros. Podemos ao longo da conversa distinguir e atribuir adjetivos a odores (agradável/desagradável) e identificar objetos e substâncias inodoros.
O Dia Internacional da Literacia, instituído e celebrado pela UNESCO desde 1967, a 8 de setembro, serve para lembrar o mundo da importância da alfabetização como dignificação e como um Direito do Homem, pretendendo-se alcançar uma sociedade mais literada e sustentável. No atual contexto mundial, o foco renova-se e centra-se na visão integrada dos desafios resultantes da globalização, digitalização e da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, procurando-se criar ligações entre literacia e aprendizagem ao longo da vida que contribuam para a melhoria da vida das pessoas através da aquisição de competências, técnicas e vocacionais, em políticas, práticas, sistemas e governação capazes de sustentar a integração de jovens e adultos numa sociedade mais equitativa e sustentável.