Início DESPORTO FUTEBOL – 1a Distrital: Coruchense tem o título ao virar da esquina

FUTEBOL – 1a Distrital: Coruchense tem o título ao virar da esquina

O título já não irá fugir ao Coruchense. Dez pontos de vantagem para gerir em seis jornadas será mais do que suficiente para uma equipa que em vinte rondas… desperdiçou apenas dez pontos. Só uma hecatombe nunca antes vista é que fará outro campeão que não o Coruchense.

O emblema do Sorraia goleou o Cartaxo mas não foi fácil. O jogo até começou como se esperava, com sinal mais do líder, qualidade que se reflectiu nos golos de João Vitor e de Joel. O Cartaxo reagiu reduzindo a desvantagem fruto de um autogolo. Na segunda parte a surpresa foi maior com a igualdade a dois, por Gonçalo Benavente. Só que este golo teve o condão de acordar o Coruchense, que daí até final marcou três tentos (Tiago Vitoriano, Xande e Batista) e garantiu a vitória, justíssima, mas por números exagerados face à réplica cartaxeira.

Em Riachos, a pressão era muita. Não podia haver mais deslizes e a verdade é que as coisas até começaram bem para os “alvinegros”, que chegaram à vantagem por Persi, o melhor marcador do campeonato. O mais difícil estava feito. Mas na verdade, o Mação está bem. Respira confiança. E não esmoreceu, chegando ao empate por Rui Sousa ainda antes do descanso. Na segunda parte, houve muito coração em Riachos mas faltou discernimento. Os “alvinegros” mereciam poder dar mais luta ao Coruchense pelo futebol positivo que têm praticado mas quem perde pontos em casa desta forma… não pode ambicionar a mais.

Em Samora Correia houve o pontapé de saída para esta jornada. Frente a frente as duas equipas com prestação mais surpreendente, já com provas dadas em torno da qualidade que efectivamente têm. Em jogo, a luta pelo terceiro lugar… que ficou ao rubro face à vitória do Samora Correia, triunfo assente nos golos de Bexiga, na primeira parte, e de Tiago Carvalho, já no segundo tempo. Foi um duelo equilibrado, como se esperava, mas com sinal mais dos axadrezados, que não acusaram a responsabilidade de terem de vencer para não perder o pódio de vista.

A um ponto do terceiro lugar. É este o cenário que agora se coloca ao Fazendense, que se tornou na primeira equipa a ganhar em casa do União de Almeirim nesta época. E de forma convincente. Isas e Tiaguinho deram colorido à superioridade forasteira, uma superioridade que de tão evidente que não deixa de ser surpreendente, apesar das baixas unionistas.

Quem está em grande são os Empregados do Comércio. Confirmaram o ligeiro favoritismo que tinham diante do União de Tomar, somando mais três pontos que lhes devem dar descanso quase absoluto. João Rodrigues e Calisto marcaram um golo em cada parte e creditaram ao marcador a superioridade relevada em campo.

Em Torres Novas houve reviravolta. O Ouriense, na pior fase do campeonato, marcou por Enzo Santos, vantagem com que atingiu o intervalo. Pensou-se que o Atlético iria aproveitar o nervosismo “amarelo” fruto de duas derrotas seguidas. Mas a segunda parte mostrou um Torres Novas melhor e, principalmente, mais eficiente.Tiago Vieira, Cláudio Major e Micael foram os autores da cambalhota no marcador.

Demonstração de querer. Assim se pode classificar a prestação do Pego em Benavente, onde praticamente só houve uma equipa em campo, em especial na primeira parte. Havia a expectativa de o Benavente poder dar luta, até pela vitória conseguida na primeira volta… mas não. O Pego mostrou cedo qual era a sua vontade. Os três golos apontados na primeira parte (bis de Danilo e outro de Gustavo) mostraram isso mesmo. Na segunda parte, ainda houve um ténue reacção dos azuis e brancos mas não deu para mais do que um tento de honra por Tancredo.

1a Divisão Distrital (resultados da 20a jornada): Samora Correia-Amiense, 2-0, Empregados do Comércio-U. Tomar, 2-0, Torres Novas-Ouriense, 3-1, U. Almeirim-Fazendense, 0-2, Benavente-Pego, 1-3, Riachense-Mação, 1-1 e Coruchense-Cartaxo, 5-2. Classificação: 1° Coruchense, 50 pontos, 2° Riachense, 40, 3°s Amiense e Samora Correia, 35, 5° Fazendense, 34, 6°s Mação e U. Tomar, 31, 8°s Torres Novas e U. Almeirim, 29, 10° Empregados do Comércio, 22, 11° Pego, 19, 12° Ouriense, 18, 13° Cartaxo, 15, 14° Benavente, 4. Próxima jornada (5/Março): Ouriense-Samora Correia, Amiense-Empregados do Comércio, Fazendense-Torres Novas, Mação-U. Almeirim, Cartaxo-Benavente, Pego-Riachense e U. Tomar-Coruchense. Foto Coruchense/Facebook