Início REGIONAL TORRES NOVAS – Grupo de jovens supostamente adeptos do Riachense deslocou-se ao...

TORRES NOVAS – Grupo de jovens supostamente adeptos do Riachense deslocou-se ao dr. Alves Vieira… e houve confusão. Presidente do Amiense foi agredido

A confirmação é do Comando Distrital de Santarém da Polícia de Segurança Pública: várias pessoas foram identificadas nas imediações do estádio dr. Alves Vieira, em Torres Novas, na sequência de desacatos que ocorreram e que terão envolvido adeptos afectos à claque do Riachense e ainda elementos ligados ao Clube Desportivo Amiense. A PSP, questionada pela Hertz, deu conta, ainda, de «ferimentos ligeiros em adeptos, que foram tratados no local pelos Bombeiros de Torres Novas, sabendo-se que alguns por sua iniciativa foram ao Hospital de Torres Novas. Todos os feridos são ligeiros», reforçou a Polícia de Segurança Pública no mesmo esclarecimento. Sobre a eventual ligação de um dos grupos à claque do Riachense, a PSP refere «desconhecer esse facto ainda que, uma vez que foram identificados alguns dos intervenientes, possivelmente conseguir-se-á apurar qual a origem dos adeptos», refere o esclarecimento enviado para a nossa redacção.

Depois de a Hertz ouvir partes ligadas a todos os eventuais intervenientes, confirma-se que de entre os feridos está Romeu Lourenço, presidente do Amiense, ao que tudo indica atingido no sobrolho com uma pedra de calçada. O dirigente ficou, na altura, sem visão na vista atingida e foi transportado para o Hospital de Torres Novas.

Mas convém recuar no tempo e enquadrar a situação. A lamentável situação. Um grupo de jovens, identificados pelos presentes como afectos à claque do Riachense, deslocou-se às imediações do estádio dr. Alves Vieira, depois de ter saído, minutos antes, do campo Coronel Mário Cunha, em Riachos, onde a respectiva equipa jogava com o Rio Maior. Testemunhos garantiram à nossa redacção que os jovens entoavam cânticos ofensivos contra o Amiense. Pouco depois do jogo em Torres Novas ter terminado e quando atletas, dirigentes e alguns adeptos estavam perto do bar do estádio, os ânimos subiram de tom, de tal forma que houve troca de agressões. Uma viatura ficou com os vidros destruídos – sendo que, aqui, tal como a PSP avançou à Hertz, ainda não houve queixa nesse sentido. Aqui há duas versões: uma das quais, o dono do automóvel, supostamente adepto do Amiense e que estava acompanhado por dois menores, limitou-se a garantir a sua segurança e a dos seus quando rodeado pelos adeptos que estavam no exterior; a outra versão refere que o cidadão em causa não mostrou intenções de parar a marcha mesmo quando se encontravam os referidos adeptos à sua frente.

A Polícia de Segurança Pública chegou ao local e depressa colocou ponto final nos desacatos, identificando, então, diversas pessoas. Também foi detido um jovem, de 20 anos de idade, por estar na posse de 50 (cinquenta) doses de haxixe. Na sua posse foi ainda encontrada uma navalha, que se suspeita ter sido utilizada para o corte da droga.

Teme-se que o pior ainda estará para vir, nomeadamente no jogo a contar para a Taça Ribatejo entre Riachense e Amiense, que terá lugar, sensivelmente dentro de duas semanas, no campo Coronel Mário Cunha. Acredita-se que de Amiais de Baixo irá viajar um número muito significativo de adeptos, lote que a juntar aos apoiantes da casa poderá resultar em situações menos próprias de um simples jogo de futebol. A Hertz sabe que nesta altura a Associação de Futebol de Santarém está atenta à situação e pode mesmo determinar que o jogo se realize noutro local… ou até mesmo à porta fechada. Outra situação que se pode equacionar é que as pessoas identificadas pela PSP fiquem obrigadas a apresentar-se na esquadra na altura da realização desse jogo.

Foto Futebol Distrital de Santarém