Esta sexta-feira, dia 30 de abril, assinado o protocolo que cria uma rede de espaços de teletrabalho tendo como objetivo incentivar a vinda de mais pessoas e empresas para o Interior do país e promover a sua fixação.
O referido protocolo foi assinado entre a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) e as autarquias de Abrantes, representada pelo seu Vice-Presidente, João Gomes, Mação, Ourém, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha, e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e o Instituto de Emprego e Formação Profissional.
Estes espaços de coworking/teletrabalho estão previstos no Programa de Estabilização Económica e Social, é intenção do Governo abrir 53 destes espaços até junho deste ano e em Abrantes estará instalado um destes espaços que irá funcionar no INOVPOINT – Incubadora de empresas e projetos empresariais do Tagusvalley – Parque de Ciência e Tecnologia.
No âmbito deste protocolo, a Câmara Municipal de Abrantes será responsável por criar as melhores condições para o funcionamento deste espaço de coworking/teletrabalho, nomeadamente assegurando o acesso à internet, computadores e impressoras e dividindo em áreas de diferentes tipologias, com bancadas livres para diferentes períodos de ocupação (área de reuniões e de formação). Será também da responsabilidade da autarquia a divulgação deste espaço, com fotografias ou vídeos de forma a permitir a realização de visitas virtuais para eventuais interessados.
Por sua vez, a CCDR-Centro assume o compromisso de, no âmbito do próximo Quadro de Financiamento Plurianual e no quadro do futuro Plano Operacional Regional, ter em conta a existência de apoios à contratação e à mobilidade de trabalhadores para estes espaços.
A cerimónia de assinatura do protocolo de cooperação decorreu em Vouzela e contou com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, da Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, e do Secretário de Estado do Trabalho e da Formação Profissional, Miguel Cabrita.
Foto: CIMT