Início CULTURA TORRES NOVAS – Nova temporada do Teatro Virgínia proporciona presença de Capicua...

TORRES NOVAS – Nova temporada do Teatro Virgínia proporciona presença de Capicua e Márcia

De setembro a dezembro, o Teatro Virgínia volta a trazer a Torres Novas uma agenda recheada de qualidade nas diferentes artes performativas. A programação tem início a 12 de setembro com o concerto da 10.ª edição do EJIT – Estágio para Jovens Instrumentistas Torrejanos, do ChoralPhydellius. Ainda na música, destaque para a Orquestra Filarmonia das Beiras numa junção com o grupo Danças Ocultas (26 de setembro), Lavoisier (que dialogam com os fotógrafos Augusto Brázio e Nelson D’Aires, a que se juntam os participantes na master class de fotografia) a 17 de outubro, Capicua (a 31 de outubro nas comemorações do 59.º aniversário do Teatro Virgínia), o espetáculoMusíada do ChoralPhydellius (21 de novembro) e Márcia, com o seu álbum Quarto Crescente a 28 do mesmo mês.

Cumprindo em 2015 a sua 7ª edição, o Festival Materiais Diversos, projeto financiado pelo Governo de Portugal/Secretário de Estado da Cultura – DGArtes e pelos Municípios de Alcanena, Torres Novas e Cartaxo, regressa em setembro. Nesta edição o Teatro Virgínia acolhe o espetáculoMéduses, com direção e coreografia de Vincent Glowinski, a 17 de setembro, e a peça de teatro ByHeart, de Tiago Rodrigues, no dia 19. Ainda no teatro, Elmano Sancho apresenta Misterman, um monólogo a partir da obra do premiado dramaturgo EndaWalsh, a 3 de outubro. No dia 30 do mesmo mês Parece um Pássaro, a partir do livro de David Machado, para crianças dos 3 aos 9 anos. Al Pantalone, um texto de Mário Botequilha pelo Teatro Meridional a 12 de dezembro. Na dança, destaque para o espetáculo A Tecedura do Caos, de Tânia Carvalho, no dia 14 de novembro.

Indo ao encontro dos mais diversificados interesses culturais do público, mas também das mais diversas faixas etárias, a próxima temporada do Teatro Virgínia traz também uma ampla agenda de espetáculos e atividades para os mais novos através do seu Serviço Educativo/Lab Criativo. Em outubro é retomado o trabalho do Grupo Juvenil de Teatro do Virgínia e são lançados desafios na formação teatral com crianças e séniores através da criação de dois novos grupos. Destaque ainda para As Linhas de Newton (maiores de 12 anos) de Aldara Bizarro, no âmbito da programação regular Materiais Diversos, Parece um Pássaro de Raimundo Cosme (3 aos 9 anos), A Preto e Branco, um Risco Amarelo de Joana Capucho (dos 6 meses aos 3 anos), e ateliers a partir do livro Atividário de Teatro, cuja edição foi apoiada pelo Teatro Virgínia e uma oficina de comediadell’arte. De relembrar que a bilheteira do Teatro Virgínia, que reabre na próxima terça-feira, dia 8 de setembro, funciona de terça a sexta das 12 às 19h e ao sábado das 15 às 19h. Em dias de espetáculo encerra 30 minutos após o início do mesmo. Para mais informações contacte através do telefone 249 839 309 ou do emailbilheteira@teatrovirginia.com