TORRES NOVAS – NERSANT acolheu seminário formativo no âmbito do Plano Nacional...

TORRES NOVAS – NERSANT acolheu seminário formativo no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira

A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, enquanto parceira da rede de parceiros do Plano Nacional de Formação Financeira, dinamizou na sua sede em Torres Novas, uma ação formativa sobre “Produtos e Serviços Bancários”. No dia 20 de abril, segue-se uma ação sobre “Seguros e Fundos de Pensões”. O Plano Nacional de Formação Financeira foi lançado em 2011 pelos três supervisores financeiros – Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Instituto de Seguros de Portugal (atual Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões) – no âmbito do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros e teve o endosso do Senhor Ministro de Estado e das Finanças.

O referido plano visa contribuir para elevar o nível de conhecimentos financeiros da população e promover a adoção de atitudes e comportamentos financeiros adequados. As atividades desenvolvidas no âmbito do Plano contam com a participação de um conjunto alargado de parceiros, como é o caso da NERSANT, representados na Comissão de Acompanhamento, e regem-se pelos Princípios Orientadores das Iniciativas de Formação Financeira. As parcerias estabelecidas permitem a adaptação da formação financeira às necessidades de públicos-alvo específicos e proporcionam a necessária capilaridade territorial. No âmbito deste Plano, decorreu em Torres Novas, na sede da NERSANT, um seminário formativo sobre produtos e serviços bancários, que contou com mais de 30 participantes.

A formação, direcionada a empresários, gestores e empreendedores, teve como objetivo capacitar os participantes para a identificação das diferenças entre os produtos de financiamento de curto prazo e de escolha dos mais adequados às necessidades de tesouraria da sua empresa. No âmbito deste tema, foram abordados assuntos como os objetivos e riscos do recurso ao crédito, principais caraterísticas do crédito, plano financeiro do crédito, garantias exigíveis e avaliação da solvabilidade. No caso específico desta formação, a mesma foi promovida pela NERSANT, em parceria com outros dois parceiros do Plano Nacional de Formação Financeira, o IAPMEI e o Turismo de Portugal.

“Seguros e Fundos de Pensões” em Santarém dia 20 de abril – Ainda no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira, a NERSANT vai realizar, em parceira com o IAPMEI, um novo seminário formativo desta feita sobre “Seguros e Fundos de Pensões”. A ação vai decorrer no dia 20 de abril, na Startup Santarém, pelas 14h30, estando prevista a abordagem de temas como o Contrato de Seguro e os Seguros obrigatórios na atividade empresarial (automóvel; acidentes de trabalho; responsabilidade civil; e outros). À semelhança da ação sobre “Produtos e Serviços Bancários”, a inscrição neste seminário é inteiramente gratuita. As mesmas devem, porém, ser efetuadas no portal da associação empresarial, em www.nersant.pt (menu agenda).