TOMAR – Tomarense torna-se no primeiro português a ser eleito vice ‘mayor’...

TOMAR – Tomarense torna-se no primeiro português a ser eleito vice ‘mayor’ em Londres

Guilherme Rosa tomou posse como vice ‘mayor’ da autarquia de Lambeth, em Londres, tornando-se no primeiro português a assumir este cargo no Reino Unido. O ‘mayor’ é uma figura representativa das autoridades locais [council], eleito entre os vereadores e que tem essencialmente funções protocolares e de direção de reuniões, mas sem influência na gestão executiva da autarquia.

O vice ‘mayor’ tem como missão apoiar o mayor, cujo cargo passou a ser ocupado também deste por Marcia Cameron, numa cerimónia que decorreu ao final da tarde numa escola secundária onde se realizou uma reunião plenária municipal. Esta é a primeira vez que um cidadão português é nomeado para este posto no Reino Unido. Guilherme Rosa, que foi eleito em 2014, irá ajudar a colega do partido Trabalhista, comparecendo em acontecimentos públicos, como inaugurações, eventos de cariz comunitário e visitas oficiais em representação de Lambeth.

Porém, o português quer aproveitar esta posição de um ano para dar continuidade e potenciar o apelo à comunidade portuguesa e lusófona para se integrarem e envolverem mais ativamente na vida e sociedade local britânica. “Quero fazer mais um esforço para as pessoas se envolverem mais na vida local no sentido de existir uma maior representação dos portugueses”, disse hoje à agência Lusa. O vereador eleito pela freguesia [ward] de Stockwell, onde vive e trabalha uma numerosa comunidade portuguesa, quer alargar o seu trabalho aos europeus e procurar que estes participem na discussão dos seus futuros direitos após a saída do Reino Unido da UE.

Lambeth, situado no sul de Londres e com uma população superior a 320 mil habitantes, é uma das 32 autarquias que fazem parte da área administrativa da Grande Londres, tendo poderes em matérias como habitação, planeamento urbano, serviços sociais, educação e outros serviços públicos. Estima-se que residam em Lambeth entre 30 mil a 35 mil portugueses, perto de 10% do total de habitantes. AF com Lusa

Screenshot_6
Screenshot_6