Início LOCAL TOMAR – Jogos tradicionais e primeiro encontro dos antigos alunos das escolas...

TOMAR – Jogos tradicionais e primeiro encontro dos antigos alunos das escolas primárias de Alviobeira e Ceras: iniciativas marcadas pelo êxito

Pela novidade e por ser um encontro inédito, pensado pelo Tó Zé Dias e depois organizado pelo Centro Recreativo e Cultural de Alviobeira, foi um sucesso. Basta ver o facebook do Centro Recreativo de Alviobeira e do Rancho que pelas imagens, as mesmas dispensam legendas. Teve assim lugar no dia 14 de Maio o 1º almoço convívio dos antigos alunos das escolas de Alviobeira e de Ceras. Marcaram presença o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Tomar, Hugo Cristóvão, o presidente da junta de freguesia Casais Alviobeira, João Luís Alves, o Presidente da Assembleia da freguesia de Casais Alviobeira, Luís Freire, assim como as professoras que ministraram ensino em Alviobeira.

Foi bom, refere o post do facebook do Centro “recordar alunos e professores, muitas histórias ficaram por contar, mas é sempre bom recordar”. Após o almoço do porco no espeto no Centro e a direção agradecendo e presença de todos e promete que para o ano “possamos dar continuidade ao que iniciamos este ano e que seja ainda melhor, se possível” as fotos do Tozé Dias, Victor Santos Nunes e Marta Brites, registam felizes momentos da continuação deste encontro na iniciativa que o Rancho Folclórico, de Alviobeira, que depois de ter participado na Romaria em Tomar, tinha programado uma tarde de convívio na escola e que diz muito à temática do Encontro de Alunos, já que era no recreio que a “rapaziada” que frequentava as duas escolas se divertia, nos intervalos. Manuela Santos, directora do rancho, regista “Realizou-se pela primeira vez, no passado domingo, dia 14 de Maio o encontro dos antigos alunos da escola primária de Alviobeira e Ceras.

O almoço teve lugar no Centro Recreativo e Cultural de Alviobeira, seguindo-se tarde de convivo com jogos tradicionais no recreio da Escola Primária, atividade inserida no plano de atividades da Escola de Artistas. A Escola Primária de Alviobeira está sob a responsabilidade do Rancho, que após pequenas obras de recuperação do espaço, por forma a torná-lo numa grande sala de estar, tem realizado diversas atividades dinamizadores do espaço e da terra. Dar vida ao espaço sempre foi o objetivo principal, transformando-o num palco de experiências memoráveis, aberto à aldeia e a todos que a visitam. O espaço está acolhedor, e como não é de grandes dimensões, permite uma maior proximidade, privilegiando a intimidade e o silêncio. Embora os projetos para o espaço sejam grandiosos e ansiados, enquanto eles não se realizam não temos ficado parados, fazendo um esforço adicional no sentido de todos os meses oferecer à população espetáculos culturais e recreativos. Neste sentido, temos recebido na nossa sala de estar, vários artistas e realizado atividades, que ocorrem normalmente no segundo domingo de cada mês. Desde 2016, já passaram pela nossa “sala de estar” Denis Filipe, os Les Saint Armand, o poeta e cantor José Roberto, já foi realizada uma sessão de cinema com a exibição dos Caminhos Cruzados e uma exposição de pintura “retratos” de autoria de Bill Rivers e Daw Mendonça e no espaço exterior uma aula de tai chi e um arraial popular por altura do S. Pedro. Este fim de semana e porque a atividade coincidia com o primeiro convívio dos antigos alunos optou-se pela realização de jogos tradicionais no antigo recreio da escola, não fosse ele o espaço mais apetecido pelos alunos.

Houve jogos para todos os gostos e para diferentes preparações físicas e todos os presentes participaram eufóricamente promovendo o encontro e o convívio entre várias gerações. No interior estiveram expostos diversos quadros da artista Fernanda Leal. Embora a brincadeira fosse muita, houve ainda tempo para recordar histórias e para as conversas sobre “a escola daqueles tempos”, para recuperação de histórias antigas e para recordar os colegas e professores. Uma iniciativa a repetir!” Belos tempos! Nos professores que temos ao longo da vida escolar, é o professor primário que mais nos marca e é bom registar neste tempo não havia o educador d e infância nem o jardim de infância. Escola era aos seis anos e exame da 4ª classe em Tomar, em que na ante véspera e véspera as professoras primárias levavam os alunos para suas casas em Tomar para rever matéria dada para que todos passassem com distinção. Foi assim com a professora Guiomar, foi assim com a minha saudosa professora primária que já partiu – Maria Noémia Marques. Parabéns a todos os que tornaram este dia, memorável! Texto de António Freitas com Manuela Santos