Início LOCAL TOMAR – Ânimos exaltados na Assembleia: Brito Costa (PSD) pede demissão de...

TOMAR – Ânimos exaltados na Assembleia: Brito Costa (PSD) pede demissão de Anabela Freitas

A discussão subiu de tom na Assembleia Municipal de Tomar desta quinta-feira. De tal forma que Brito Costa, membro da bancada do Partido Social-Democrata, pediu a Anabela Freitas para que se demitisse da presidência da Câmara. Na explicação desta discussão esteve um pedido de informações efectuado, precisamente, pelo eleito do PSD, que quis saber porque é que a autarquia não cedeu um espaço para que o CIRE pudesse realizar o Tomar Meo Fan Event, porque é que a Câmara não quis a presença da RTP por ocasião da Festa dos Tabuleiros e ainda qual a receita que o Município alcançou com a também recente realização do Tomar Brinka. Anabela Freitas não respondeu a nenhuma destas questões, sublinhando que já o tinha feito em reunião do executivo municipal… e a discussão estalou:

Anabela Freitas – Lego CIRE… as explicações foram dadas em reunião de Câmara. Assunto encerrado. RTP… explicações dadas em reunião de Câmara. Assunto encerrado. Receita do Lego promovido pelo Município… as contas serão apresentadas em reunião de Câmara. Não podem vir à Assembleia porque o local de apresentação das contas é na Câmara.

Brito Costa – Senhora presidente, esperava tudo menos uma resposta desse género. Não tem que dar explicações a um deputado municipal? Desculpe que lhe diga mas a senhora não tem é resposta para dar. E se não tem resposta para dar, então indigite essa resposta a alguém que saiba dá-la. Eu fiz perguntas directas e a senhora não me respondem porque diz que já o fez em reunião de Câmara. Mas nós estamos na Assembleia Municipal! A senhora não está a cumprir a sua função. Portanto, demita-se! Senão tem respostas, demita-se!

Anabela Freitas – O órgão para o fazer foi na reunião de Câmara. Foi lá que prestei todos os esclarecimentos em relação ao que me coloca. E é estranho que diga que não acompanha as reuniões de Câmara quando ainda hoje já proferiu algumas alocuções que tiveram a ver com reuniões de Câmara. Os senhores são eleitos e têm obrigação de ler as coisas.

Brito Costa – A senhora não quer é responder às perguntas. Não quer ou não sabe. Se não sabe, diz que não sabe. Se não quer, então diga-me isso.