SERTÃ – São Nuno de Santa Maria estará em destaque na quarta...

SERTÃ – São Nuno de Santa Maria estará em destaque na quarta edição da romaria

São Nuno de Santa Maria estará em destaque na quarta edição da romaria que se realiza em sua honra de 22 a 24 de abril em Cernache do Bonjardim. Religião, “Produtos da Terra”, tasquinhas, concerto com José Cid e a conferência alusiva aos 30 anos da Rádio Condestável serão os pontos altos da romaria.Promovida conjuntamente pela Câmara Municipal da Sertã e pela União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, esta romaria pretende perpetuar a memória e o legado de Nuno Álvares Pereira, natural de Cernache do Bonjardim e exemplo ímpar de dedicação à Igreja e aos mais necessitados, nos seus últimos anos de vida, não esquecendo as suas qualidades de estratega, guerreiro e defensor de Portugal.

O programa inicia-se a 22 de abril, pelas 21H30M, no Salão Paroquial de Cernache do Bonjardim, com a peça de teatro “Mina de Ouro” levada à cena pelos alunos do Instituto Vaz Serra.A cerimónia de abertura realiza-se no dia 23 de abril, na sede da União de Freguesias, às 14H30M, com José Farinha Nunes, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, e Diamantino Pina, Presidente da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, a que se seguirá a conferência promovida pela Rádio Condestável intitulada “30 anos – A sua importância no contexto regional”.Às 18 horas, nos claustros do Seminário das Missões de Cernache do Bonjardim, decorrerá a inauguração dos trabalhos do “I Concurso de Fotografia de Cernache do Bonjardim, berço de São Nuno de Santa Maria”. Meia hora mais tarde, começa a animação musical com Concertinas no palco situado na quinta do Seminário.Às 22 horas, terá início o concerto com o artista José Cid, no palco na quinta do Seminário.

No domingo, dia 24, às 9H30M realiza-se a arruada pelas artérias da vila, seguindo-se o cortejo às 10 horas. A Missa inicia-se às 11 horas na igreja do Seminário das Missões. Na parte da tarde, às 15 horas, inicia-se o desfile de ranchos folclóricos pela Vila, que terminará no recinto e dará o mote ao XXXIII Festival de Folclore do Rancho Folclórico e Etnográfico de Cernache do Bonjardim, às 15H30m.Figura indelével da História de Portugal, Nuno Álvares Pereira nasceu em 1360, nos Paços do Bonjardim, em Cernache do Bonjardim, Concelho da Sertã. Filho de D. Álvaro Gonçalves Pereira e Iria Gonçalves, Nuno Álvares Pereira foi nobre, guerreiro e carmelita e apoiou as pretensões de D. João Mestre de Avis (D. João I) à coroa, tendo desempenhado um papel decisivo durante a crise de 1383-1385: as vitórias nas batalhas de Atoleiros, Aljubarrota e Valverde garantiram a consolidação da independência portuguesa face ao reino de Castela.

Após o falecimento de sua esposa, Nuno Álvares Pereira ingressou na Ordem dos Carmelitas em 1423, no Convento do Carmo que mandara construir em Lisboa, para cumprir um voto. Tomou o nome de Irmão Nuno de Santa Maria. Faleceu a 1 de novembro de 1431. Foi beatificado em 1918 pelo Papa Bento XV e canonizado a 26 de abril de 2009 como São Nuno de Santa Maria pelo Papa Bento XVI, em Roma.www.cm-serta.pt

Screenshot_6
Screenshot_6