Início REGIONAL SANTARÉM – Última hora: 110 militares da GNR em operação de larga...

SANTARÉM – Última hora: 110 militares da GNR em operação de larga escala. Oito pessoas detidas por se fazerem passar por inspectores da PJ

Militares da Unidade de Intervenção da Guarda Nacional Republicana detiveram, durante a madrugada desta terça-feira, oito pessoas por suspeitas da prática do crime de roubo qualificado, nas zonas de Lisboa e Santarém. Os detidos, seis homens e duas mulheres com idades entre os 30 e os 45 anos, alguns com antecedentes criminais por usurpação de funções e roubos, faziam-se passar por alegados inspectores da Polícia Judiciária, simulando o cumprimento de mandados de busca domiciliária emanadas por Autoridade Judiciária, para roubar as vítimas.

Para a realização dos roubos os suspeitos recolhiam, na fase inicial, informação sobre as vítimas, designadamente da quantidade e valor dos seus bens. Posteriormente faziam-se passar por inspectores da Polícia Judiciária para entrarem nas residências das vítimas, tendo em sua posse armas de fogo, distintivos policiais, cartões de identificação e mandados de busca falsos. Já no interior, ameaçavam e isolavam os residentes num compartimento da habitação, ao mesmo tempo que roubavam ouro, dinheiro e equipamentos tecnológicos. Numa só acção os suspeitos chegaram a roubar 8 mil euros em dinheiro e mais de 40 mil euros em ouro.

Durante a realização de cinco mandados de busca foram recuperados e apreendidos mandados de busca falsos, cartões de identificação da Polícia Judiciária falsos, rádios portáteis, similares aos usados pelas forças policiais, algemas metálicas e plásticas, telemóveis, luvas e gorros e documentos comprovativos de venda dos artigos roubados em lojas de penhores. A operação foi conduzida pela Secção de Investigação Criminal do Grupo de Intervenção de Operações Especiais da Unidade de Intervenção e envolveu 110 militares, sob a coordenação do Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa, e contou com a colaboração do Grupo de Intervenção de Ordem Pública, do Grupo de Intervenção Cinotécnico e dos Comandos Territoriais de Lisboa e Santarém.