Início CULTURA SANTARÉM – David Paccetti Correia deu Recital de órgão na Igreja...

SANTARÉM – David Paccetti Correia deu Recital de órgão na Igreja de Marvila

David Paccetti Correia, organista e coordenador dos ÓHS – Órgãos Históricos de Santarém foi o responsável pelo Concerto desta tarde, que teve lugar na Igreja de Marvila, integrado na série de Recitais Comentados 2017, numa programação promovida pela Câmara Municipal de Santarém, Diocese de Santarém, Santa Casa da Misericórdia de Santarém e Órgãos Históricos de Santarém. Os comentários estiveram a cargo do maestro Pedro Rollin Rodrigues, que apresentou o repertório deste Recital: Voluntaries X e IX Op. VII de John Stanley (1712-1786), sonatas K.70, K.193 e K.162 de Domenico Scarlatti (1685-1757), sonatas em lá menor, ré menor e sol maior de Carlos Seixas (1704-1742), e quatro versos de Domenico Zipoli (1688-1726).

David Paccetti Correia formou-se em Órgão no Conservatório Superior de Música de Saragoça e na Universidade de Évora. Atuou em Portugal, Espanha, França e Áustria. É organista residente nos ciclos de Concertos a 6 Órgãos na Basílica de Mafra. É coordenador dos Órgãos Históricos de Santarém e organista titular da Catedral de Santarém e da Igreja Piedade da cidade de Santarém. É diretor artístico, professor de Órgão e organista titular da Schola Cantorum da Catedral de Santarém. É presidente da Federação Portuguesa de Pueri Cantores Portugal desde a sua criação em 2014. Construído em 1717, com o n.º 84, por António Xavier Machado e Cerveira, o órgão histórico da Igreja de Marvila foi restaurado em 2009 pela empresa Dinarte Machado.

Algumas características deste instrumento são comuns à maior parte dos órgãos construídos no âmbito da tradição ibérica de organaria. Outras são específicas do tipo de órgão português da última metade do séc. XVIII e primeiro quartel do séc. XIX, tipo de órgão desenvolvido pelo próprio Machado e Cerveira e que hoje se poderá classificar talvez como “órgão clássico português”. A série Recitais Comentados 2017 – cinco espetáculos de órgão solo, um por mês, de Junho a Outubro- tem como objectivo trazer ao público dos Órgãos Históricos de Santarém organistas de proveniências variadas, o repertório favorito de cada um e a sua perspetiva interpretativa própria. Tem também como objetivo disponibilizar ao público alargado eventos musicais de duração inferior a uma hora pontuados por comentários falados, pistas facilitadoras da compreensão do repertório executado. O próximo Recital da série de Recitais Comentados 2017, tem lugar no dia 17 de setembro, domingo, às 17h30, na Igreja da Misericórdia, recital de Marco Brescia, brasileiro-italiano radicado no Porto.

No dia 15 de outubro, domingo, pelas 17h30, o Recital realiza-se na Igreja da Piedade, a cargo de Radoslaw Marzec, organista polaco, recital que encerra a série de Recitais Comentados 2017. O bom estado operacional de sete órgãos antigos no centro histórico de Santarém e a nomeação, pela Câmara Municipal, a Diocese e a Santa Casa da Misericórdia da cidade, em 2010, de um único gestor (David Paccetti Correia) para todos os instrumentos reabilitados são factos inéditos e ímpares no panorama nacional. A proximidade relativa entre os templos onde se encontram os sete órgãos restaurados, localizados num círculo de um quilómetro de diâmetro, e a autoria da maior parte dos instrumentos, construídos entre o fim do séc. XVIII e o primeiro quartel do séc. XIX pelos mais relevantes organeiros portugueses de então – António Xavier Machado e Cerveira e Joaquim António Peres Fontanes –, rematam um quadro de exceção que merece destaque. Santarém é uma autêntica “reserva cultural” dos órgãos não apenas pela quantidade e qualidade excecional do acervo de órgãos disponível, mas também pelo modo centralizado e contínuo de gestão adotado para o mesmo acervo. www.cm-santarem.pt