Uma comitiva de alunos e professores da Universidade Europeia viajaram sexta-feira num comboio turístico personalizado pela CP, por forma a devolver o turismo ferroviário aos territórios. O percurso de dois dias, que iniciou em Lisboa e terminou no Fundão, passou por Santarém, onde três grupos de alunos apresentaram, no Convento de S. Francisco, as suas ideias para o desenvolvimento do turismo no Ribatejo.
A Escola de Turismo, Desporto e Hospitalidade da Universidade Europeia quer reinventar o turismo ferroviário e as regiões adjacentes da Beira Baixa, através de projetos de empreendedorismo e inovação concebidos pelos seus estudantes. Um dos pontos altos desta iniciativa foi a realização de uma viagem turística, dias 18 e 19, com paragem em diversos pontos do Ribatejo. Esta viagem iniciou sexta-feira em Lisboa, tendo sido ao longo de todo o percurso apresentadas ideias e estratégias para a maximização da atratividade turística dos diferentes territórios.
No Ribatejo, a comitiva parou três vezes, em Santarém, Praia do Ribatejo e Abrantes. A paragem em Santarém decorreu sexta-feira de manhã, com três grupos de alunos a apresentar projetos sobre a marca destino Viver o Tejo. O primeiro grupo de alunos – Castejo – apresentou um projeto para a dinamização turística dos Castelos do Tejo, o Grupo Lezíria apresentou uma proposta de turismo industrial no Ribatejo, com visitas a indústrias de tomate, arroz, cortiça, azeite e vinho, e o terceiro grupo de alunos, Histech, deu a conhecer uma tecnologia de apoio ao turismo cultural, que apresenta os monumentos tal como eram na data da sua construção.
A comitiva da Universidade Europeia foi recebida no Convento de S. Francisco em Santarém, pelo Presidente da Comissão Executiva da NERSANT, António Campos, que referiu o comboio como “fator intrínseco ao Ribatejo e com oportunidades de negócio na área do turismo”, bem como deu a conhecer o Ribatejo como uma região plena de oportunidades nesta área, especialmente na hotelaria. O acolhimento foi ainda realizado por Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, que apresentou Santarém como uma cidade com séculos de história e com grandes oportunidades ao nível do turismo.
Esta iniciativa insere-se no projeto Tourism Train Experiences, incubadora de ideias que está a ser desenvolvida pelos alunos da Escola de Turismo, Desporto e Hospitalidade, com o objetivo de promover e valorizar o comboio como meio de transporte turístico de excelência e as regiões adjacentes da Beira Baixa.
A viagem iniciou dia 18, em Lisboa, tendo parado três vezes no Ribatejo e prosseguiu dia 19 na Beira Baixa, com paragens em Alcains, Castelo Novo e Fundão. A viagem decorreu a bordo do “Tourism Train”, um comboio personalizado pela CP – Comboios de Portugal.
A primeira edição do “Tourism Train Experiences” terminará em março de 2016, em plena Bolsa de Turismo de Lisboa, na qual serão anunciados, apresentados e premiados os projetos vencedores, ainda que o grande prémio desta iniciativa seja devolver o protagonismo ao comboio e às regiões onde estratégias de excelência turística marcam as agendas das suas comunidades.