SANTARÉM – Câmara e forças vivas do concelho voltam a dar as...

SANTARÉM – Câmara e forças vivas do concelho voltam a dar as mãos no Verão In. Str… é um espanto!

A Câmara de Santarém e as forças vivas do Concelho, voltam a dar as mãos no Verão In. Str… é um espanto!, apresentado ao final da tarde, em conferência de imprensa na EPVT – Escola Profissional do Vale do Tejo, que contou com a presença de Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara de Santarém, dos vereadores, Susana Pita Soares, Inês Barroso e Luís Farinha. A apresentação esteve a cargo de Susana Pita Soares e de Nuno Domingos, Técnico Superior da Câmara de Santarém e responsável pelo Projeto “Verão In. Str… é um espanto!”, que tem como objetivos, a afirmação de Santarém como espaço de cultura, a Inclusão da População, dos Agentes Culturais, Sociais, Económicos e Visitantes, o território em que decorre: o Centro Histórico de Santarém que, este ano se estende à Ribeira de Santarém; a aposta no reforço e valorização dos recursos culturais da Cidade, na sua viabilização económica, e no reconhecimento dos seus contributos para a construção da coesão social, e da sustentabilidade do território.

Este projeto é FEITO EM SANTARÉM, através da prática de gestão cultural participada e pretende também, fortalecer a atratividade turística da Cidade, através da valorização de vivências culturais identitárias. O Verão In. Str… é um espanto! vai decorrer de 21 de junho a 23 de setembro, e conta com o patrocínio dos agentes culturais da Cidade, da empresa Municipal Viver Santarém S.A., das Águas de Santarém, parceiro desde a primeira hora, da ERTAR – Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, da União de Freguesias da Cidade de Santarém, da Rodoviária do Tejo e da INATEL. Nesta edição, a CP volta a ajudar na divulgação e oferece descontos de 30%, nas viagens de ida e volta para Santarém. A ACES – Associação de Comerciantes e Empresários de Santarém, junta-se à iniciativa, de modo a que os comerciantes reforcem a sua participação. O IPDJ – Instituto Português de Desporto e Juventude, a PAULETRÓNICA, que volta a ceder equipamentos essenciais ao desenvolvimento deste projeto e a colaborar na sua divulgação, através do som de rua que vai ser instalado na Cidade, a EDP; que este ano tem um papel muito importante no projeto associado à Fotografia, e a DECATHLON, que também se junta à iniciativa, através da animação desportiva.

O Projeto Verão In. Str… é um espanto!, conta como linhas de força na sua programação, o In. Agenda, que se mantém nos palcos tradicionais: Praça Sá da Bandeira, Largo do Padre Chiquito, Largo Visconde Serra do Pilar e os dois auditórios do Jardim Portas do Sol. Nas linhas mestras de programação estão o Teatro, o Cinema, a Música: Erudita, Sacra, POP, Rock, Popular e Jazz, a Dança e a Animação, bem como a aposta de dar lugar e visibilidade aos novos artistas de Santarém. Ao nível do In. Artes, as Lojas/galerias mantêm-se nesta componente do projeto, embora com a novidade de se aumentar a rotatividade dos artistas expostos em cada loja. João Cutileiro vai apresentar uma exposição de fotografia no Palácio Landal, desde final de julho até final de agosto.

Ao nível da Fotografia, a Loja/galeria In. Focus, volta a ser assegurada por um coletivo de Fotógrafos Amadores de Santarém, que este ano, em colaboração com os Fotógrafos do Ribatejo, vão preparar a exposição “Caminhos das Artes”, em que vão ser apresentadas 60 fotografias, que obedecem ao tema: Ribatejo. As fotos vão ser ampliadas para grandes dimensões e vão ser expostas nas varandas das Ruas capelo e Ivens, Guilherme de Azevedo e Serpa Pinto. As caixas de rua da EDP vão ser pintadas por jovens da nossa Cidade, com coordenação da professora Ana da Silva, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. No âmbito do In.Movimento, vão decorrer Aulas abertas de Movimento, às segundas, quartas e sextas-feiras, no Largo do Padre Chiquito, em colaboração com 6 Ginásios da Cidade: Academia 100%, Visual Fitness, Fitness Club, Ginásio Xls, PowerTone Fitness e Twins fitness Station. A AMA – Associação Movimento Aberto e a Federação Portuguesa de Yoga, organizam e oferecem, todos os sábados de manhã, no Jardim Portas do Sol, aulas de Yoga para toda a Família, e também, Yoga para crianças. A animação desportiva para Crianças, vai estar a cargo da Decathlon, todos os sábados de manhã, no Jardim Portas do Sol. No âmbito do In. Sabor, a par da iniciativa “Pombinhas de Santarém”, que vai decorrer durante todo o Verão, em vários cafés e pastelarias da Cidade, com parceria da Compal e da Nobre, a Cidade volta a receber o Festival de Street Food, no último fim de semana do mês de julho, nos dias 28, 29 e 30, no Jardim Portas do Sol. O festival, que este ano é subordinado ao tema “Comidas do Mundo”, é organizado por Maria João Botas, e conta com carrinhas com comidas dos quatro cantos do Mundo, com o apoio da Estrella Damm, e com o “Sound Set Feast”, que se cruza com este festival, e é organizado por uma nova associação “Em Nome da Rosa”, que conta com pessoas de Santarém, que trabalham e vivem em Santarém.

De 4 a 13 de agosto, decorre a Campanha Gastronómica “Tomate Azeite & Alho”, num formato mais concentrado, e que vai estar patente nos restaurantes de Santarém. No âmbito do In. Downtown, os estabelecimentos comerciais do Centro Histórico vão estar abertos à noite, todas as quintas feiras, do mês de julho e vão contar com uma apresentação simultânea de espetáculos e ações de animação, em praticamente todo o Centro Histórico do planalto, com iniciativas como: música, circo, magia, dança do ventre, taças tibetanas, arruadas e festa. No In. Tradição, e graças à parceria com o INATEL, que nos permite, para além de outras ações, a animação do Centro Histórico, todos os sábados de manhã, com a vinda do campo à cidade, que nos traz Jogos tradicionais, música, recriações etnográficas, gastronomia tradicional, a par do “Popular INATEL na Rua”, que nos vai oferecer produções culturais de várias artes performativas.

Em termos de In. After hours, o projeto volta a contar com a participação mais alargada dos Bares, a possibilidade de promoções, a par duma programação musical, já organizada por estes espaços. No In. Cidade, voltam as Visitas Guiadas temáticas, mensais, aos sábados de manhã, desenvolvidas pela Guia-Intérprete Vera Duarte, a par do “Viva Santarém”, com visitas guiadas à Cidade, sempre à terça-feira e uma visita mensal ao Museu Diocesano, bem como à Casa do Brasil. Graças à parceria e apoio da rodoviária do Tejo, o Mini Bus volta a circular no Centro Histórico, de 5 de julho até final do mês de agosto, com visitas comentadas à Cidade. www.cm-santarem.pt