Início ECONOMIA SANTARÉM – Agrocluster ensina a antecipar a procura e a promover novos...

SANTARÉM – Agrocluster ensina a antecipar a procura e a promover novos produtos

No âmbito do projeto cofinanciado Agrocapacita, o Agrocluster Ribatejo dinamizou, em Santarém, um seminário sobre “Novos Produtos e Técnicas de Promoção”, com o objetivo de preparar os empresários na identificação de tendências para o lançamento de novos produtos no mercado, bem como desenvolver estratégias para a sua promoção. Na sessão foram abordados dois temas. No primeiro – “Tendências de Novos Produtos”, exposto por Carlos Lacerda, Diretor de Negócios Internacionais da CH Consulting, foi explicado que o mercado da alimentação requer conhecimentos específicos e uma capacidade de antecipar a procura e o consumo alimentar num horizonte de cinco anos. Desta forma, foi ensinado às empresas participantes a trabalhar com alguns aspetos que podem interferir nas tendências do consumo, nomeadamente a evolução da sociedade, a demografia, o desenvolvimento urbano, as tecnologias e os novos hábitos de vida, tidos como essenciais para planear o modelo de negócio e o posicionamento da empresa.

Ana Osório, Consultora Sénior de Trade Marketing, abordou o segundo tema do seminário – “Promoção e Marketing de Produtos Alimentares”. Explicou que 76% das decisões de compra são feitas no ponto de venda e que os produtos alimentares, sendo produtos de grande consumo, são objeto de técnicas de comercialização e promoção muito exigentes, requerendo por vezes um altíssimo sobre o plano, estratégia e operacionalização.

Este foi o segundo seminário realizado ao abrigo do Agrocapacita – Capacitação do Setor Agroalimentar. Trata-se de um projeto financiado pelo Alentejo 2020 que tem como objetivo preparar as empresas do setor agroalimentar para enfrentar os desafios que decorrem de dinâmicas de mercados altamente exigentes e competitivos, exigindo um esforço de inovação crescente, para o qual o acesso à informação é fator crítico de sucesso, com recurso a informações sobre as tendências de consumo avaliadas num grupo restrito e atualmente estratégico de consumidores “Geração Millenium”. No âmbito deste projeto, mais três seminários vão ser organizados pelo Agrocluster Ribatejo nesta região do país.