OLEIROS – Feira do Pinhal volta a apresentar programa cultural emblemático

OLEIROS – Feira do Pinhal volta a apresentar programa cultural emblemático

A 17ª Feira do Pinhal foi apresentada na passada sexta-feira, dia 9, à Comunicação Social. Agendado para o período de 9 a 13 de agosto, este certame volta a destacar essencialmente os recursos florestais, com 115 expositores de excelência, vindos dos mais variados pontos do país. Em discurso, o Vereador Paulo Urbano anunciou que este será o último ano em que o evento ocorre no recinto habitual devido às proporções e à quantidade de pessoas que atrai anualmente. Assim sendo, “foi planeado um parque de exposições para acolher o certame, devidamente infraestruturado, o qual está a ser construído em local próprio”. O local onde a Feira do Pinhal e os mercados semanais têm acontecido, irá assim receber novas valências, tornando-se mais funcional.

Além do habitual palco para artistas e grupos do concelho e da animação de rua, a curiosidade recai sobre os artistas nacionais que vão passar pelo Palco Principal. Assim, Mickael Carreira e Miguel Agostinho compõem o dia de abertura – 9 de agosto – e Augusto Canário e Tiago Silva o dia 10 de agosto. O grande destaque da conferência foi para os espetáculos apresentados pelo Grupo Luso Pirotecnia / Luso Events. Segundo o Vereador da Cultura e do Desporto, é neste âmbito que a Feira do Pinhal se distingue das restantes festas da zona Centro e até do País. Esta é considerada uma aposta cultural de valor, assim como uma montra para uma empresa do concelho que leva o nome de Oleiros por todo o mundo. A 11 de agosto, o Largo do Município recebe o espetáculo “Galileo”, pela Companhia francesa Deux Ex Machina. “Galileo” é uma estreia nacional e contempla circo aéreo, corda lisa teia e trapézio dança aérea, com final pirotécnico. Ainda neste dia, decorre a Festa da Dança no recinto de Festas de Santa Margarida com os Dj’s Menasso e Grouse.

Como habitual a Feira do Pinhal encerrará ao domingo com o início das comemorações do Dia do Concelho na madrugada de 13 para 14 de agosto. O tão esperado espetáculo piromusical a cargo da Pirotecnia Oleirense dá este ano pelo nome de “Estrelas”. Este espetáculo é desenhado para ser visto no recinto de Festas de Santa Margarida com uma envolvência 360o. As comemorações continuam com a atuação dos ÁTOA, seguindo-se o Grupo Função Públika. A 17ª edição da Feira do Pinhal volta a demonstrar a sua consolidada notoriedade, trazendo anualmente milhares de pessoas a Oleiros, satisfazendo todos os públicos com um cartaz apelativo e diversificado e ainda expositores que mantêm os padrões de excelência a que esta feira nos habituou.