MAÇÃO – «Mãos do passado» com estreia nacional no Centro Cultural

MAÇÃO – «Mãos do passado» com estreia nacional no Centro Cultural

Nesta sexta-feira, Mação será palco da estreia nacional do filme “Mãos do Passado”, às 21h00 no Auditório do Centro Cultural Elvino Pereira. A entrada é livre estando convidada toda a população para assistir a esta estreia que nos convida a regressar à Pré-História para revelar o significado das pinturas de mãos na dinâmica dos territórios e fronteiras no Paleolítico superior. Convida-nos, como tal, a perceber como viviam e comunicavam os nossos antepassados prometendo uma rica e interessante viagem ao passado.

Mãos do Passado já estreou no Brasil em novembro de 2016 e chega agora a Portugal com a apresentação, em primeira mão, em Mação. O filme discute, com o apoio de dados científicos e reconstruções cénicas e teatrais, as origens e significado da arte rupestre do início do Paleolítico superior na Europa, com foco especial na representação de mãos. Estes motivos emergem em comunidades de Homens anatomicamente modernos, discutindo-se como se estruturaram as fronteiras e os intercâmbios entre estes e os anteriores povoadores europeus neandertais.

O filme apresenta o contexto, a cronologia, as técnicas e os possíveis significados destas simbologias, e é uma produção conjunta da Junta de Extremadura (Espanha), do Instituto Terra e Memória, de Mação (Portugal) e do Centro de Estudos e Museu de Arte de Pinerolo (Itália), com apoio da Comissão Europeia e coordenação geral de Hipólito Collado (investigador do ITM em Portugal e diretor de Arqueologia na Extremadura em Espanha). www.cm-macao.pt