Início DESPORTO DESPORTO – Centenas de pessoas na celebração dos 103 anos de existência...

DESPORTO – Centenas de pessoas na celebração dos 103 anos de existência do União de Tomar (c/vídeo)

Centenas de pessoas marcaram presença na Quinta da Gracinda, em Valdonas, por ocasião da celebração dos 103 anos de existência do União de Tomar, uma data que “passou” no recente 4 de Maio. No panorama desportivo não há, certamente, quem não tenha ouvido falar do emblema nabantino, como se mais não fosse por ter sido o último clube que Eusébio representou no nosso país. Fundado a 4 de Maio de 1914, o União assinalou, então, 103 anos, num percurso marcado por um passado de sucesso.

O União de Tomar – e assim dizem os números – é o maior clube do distrito de Santarém. No que ao futebol diz respeito, esse estatuto nem tem discussão. Basta recuar no tempo e verificar as seis presenças no principal escalão nacional, patamar a que mais nenhum emblema ribatejano conseguiu chegar. A década de setenta foi, neste capítulo, o ponto alto da história tomarense. No currículo, constam, ainda, presenças na Taça de Portugal (com chegadas aos quarto-de-final), dois títulos da 2ª Divisão Nacional e um da 3ª Divisão. No plano distrital, já foi campeão em cinco ocasiões, isto no que diz respeito à 1ª Divisão, sendo que também já conta com quatro troféus respeitantes ao segundo escalão. A Taça Ribatejo, essa, continua a ser a pedra no sapato do União que, para além do futebol, tem ganho realce recente no atletismo, com a conquista de inúmeros títulos, num trabalho meritório de uma secção que tem feito por merecer o sucesso.

Por ocasião do jantar, o União de Tomar celebrou, então, o seu aniversário mas também distribuiu prendas por alguns dos convidados. Foi o caso do Agrupamento de Escolas dos Templários, cujas bibliotecas irão receber o livro do Centenário. No que às homenagens diz respeito, refira-se que a Rádio Hertz foi distinguida pelo clube, nomeadamente pelo trabalho realizado pela Tarde Desportiva, no trabalho de acompanhamento à época do União de Tomar na 1ª Divisão Distrital. Ainda neste lote, registo para a homenagem a Faustino Chora, antigo atleta do clube que, por motivos de saúde, não pôde estar presente no jantar de aniversário. Foram, depois, distinguidos, os sócios com 25 e 50 anos de filiação, de entre os quais, neste último particular, Rui Costa, uma referência do desporto tomarense em matéria de dirigismo.

<