CONSTÂNCIA – Município recebe sessão de esclarecimento sobre apoios no âmbito do...

CONSTÂNCIA – Município recebe sessão de esclarecimento sobre apoios no âmbito do Desenvolvimento Local de Base Comunitária

cartaz_tagus_2

Na próxima sexta-feira, 21 de abril, às 19h00, a TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior vai dinamizar, uma sessão de esclarecimento sobre as medidas para as quais está a receber candidaturas para projetos a implementar nos concelhos de Constância, Abrantes e Sardoal no âmbito do Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC Rural). Elucidar os potenciais beneficiários, sobre os apoios do DLBC Rural é o principal objetivo que o Grupo de Ação Local (GAL) tem com estas reuniões. “Pretende-se obter investimentos bem fundamentados, viáveis, com objetivos claros, inovadores e que integrem as dinâmicas do território,”, refere a Técnica Coordenadora da TAGUS. “Para que estimulem a economia, promovam a sustentabilidade ambiental, criem trabalho e sinergias na região, fixem e melhorem as condições de vida da população”, salienta Conceição Pereira. As sessões de esclarecimento surgem na sequência do GAL do Ribatejo Interior ter candidaturas aberta, desde o final do mês anterior, às operações “Pequenos Investimentos na Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas”, “Cadeias Curtas e Mercados Locais” e “Renovação de Aldeias”. A primeira vai estar aberta até 31 de Maio, enquanto as outras duas terão o prazo alargado a 30 de Junho de 2017.

Os investimentos nestas operações, no âmbito da iniciativa comunitária da abordagem LEADER, do Portugal 2020, promovida pelo PDR2020 e co-financiada pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER), podem ir até aos 200 mil euros de investimento por projeto e as aprovadas serão apoiadas em 50 por cento das suas despesas elegíveis, com a exceção da linha destinada aos pequenos investimentos na transformação e comercialização de produtos agrícolas em que o máximo de comparticipação é de 45 por cento. Para inscrição na sessão de esclarecimento e mais informações sobre os concursos abertos, deve consultar o sítio na Internet da TAGUS, em www.tagus-ri.pt.