CONSTÂNCIA – II Festival das Grandes Rotas e Semana do Turismo Ativo

CONSTÂNCIA – II Festival das Grandes Rotas e Semana do Turismo Ativo

O Festival das Grandes Rotas e Semana do Turismo Ativo é um evento de cariz promocional, integrado na estratégia de valorização turística do Médio Tejo que, nesta 2.ª edição, pretende ser mais focado na divulgação da Grande Rota do Zêzere, da nascente (no concelho de Manteigas) à foz em Constância. A iniciativa permitirá a partilha de demonstrações culturais características de todas as regiões ao longo dos 370 km que o rio Zêzere percorre até ao Tejo, que vão da música ao artesanato e da pintura à gastronomia. Haverá também, durante todo o evento, possibilidade de promoção turística, pública e privada, de cada concelho e sub-região, na ótica da valorização do território como um todo, centrada no potenciar dos recursos existentes, tanto naturais como materiais e imateriais.

Como elementos inovadores nesta 2.ª edição do Festival das Grandes Rotas, consideramos, em primeira instância, o elevado número de parceiros e entidades envolvidas numa missão comum: a promoção e valorização turística do Interior e das sub-regiões representadas. Por outro lado, a diversidade cultural que permitirá apresentar e partilhar é indiscutivelmente outra referência e mais-valia do evento que, tendo em conta a dimensão da sua abrangência territorial, confere à iniciativa potencial de atratividade internacional.

É de realçar que não existe nenhum outro evento em Portugal que se focalize em dois percursos sinalizados – a Grande Rota do Zêzere e a Grande Rota do Tejo – e os transforme em equipamentos altamente potenciadores de dinâmicas culturais e económicas, através do turismo ativo e de lazer. Por outro lado, sublinhe-se também a oportunidade de centrar os esforços públicos e privados numa iniciativa que tem como objetivo primordial a valorização do Interior Centro como destino visitável nas mais diversas vertentes.

Considerando a matriz que é base na estratégia de promoção turística do Médio Tejo, torna-se evidente a transversalidade do evento no que às linhas orientadoras diz respeito. De facto, o Festival das Grande Rotas divulga a Cultura, a História e o Património, através do turismo cultural, da gastronomia e vinhos e do turismo religioso e promove a Saúde, a Natureza e o Bem-estar, centrando-se no turismo ativo e, em particular, no turismo náutico e através deles dando visibilidade ao património material e imaterial existente nas regiões do Interior Centro.

Assim no concelho de Constância, de 9 a 17 de setembro, a Semana do Turismo Ativo e o II Festival das Grandes Rotas, permitirão experimentar e vivenciar um vasto conjunto de atividades de natureza e ar livre e divulgar o rico património que nos identifica e caracteriza.