Início DESPORTO ATLETISMO – Ultra Maratona Atlântica Melides/Tróia: Alberto Graça (U. Tomar) foi quinto...

ATLETISMO – Ultra Maratona Atlântica Melides/Tróia: Alberto Graça (U. Tomar) foi quinto classificado

Foi no dia 24 de Julho que se disputou mais uma edição da Ultra Maratona Atlântica Melides/Tróia, uma organização da Câmara Municipal de Grândola e decorreu no litoral do Concelho. A prova que era aberta a tos os atletas, de qualquer nacionalidade, com 18 anos de idade ou mais, que reunissem as exigências do Regulamento da prova. O percurso com uma extensão de 43 km, todos eles percorridos em areia, com início na Praia de Melides e final na Praia do Bico das Lulas, em Tróia. Ultra Maratona Atlântica Melides/Tróia, poderia ser disputada individualmente ou por Equipas em representação de Instituições, pontuando para efeitos de classificação da Equipa, os 3 melhores atletas que concluíssem a Prova antes das 17h00.

Foi também realizada uma Prova num percurso com uma extensão de 15 km, todos eles percorridos em areia, com início na Praia da Comporta e final na Praia do Bico das Lulas. Na maratona o vencedor foi José Gaspar (Odimarq) com o bom tempo de 3h04m32 e em segundo lugar terminou Mário Cassaca do mesmo clube com 3h08m36. A fechar o pódio ficou Nuno Carpinteiro (Kainagua) com 03h11m33. Alberto Graça foi o representante unionista nesta difícil prova, talvez mesmo a mais difícil prova que se realiza em Portugal, muito devido ao piso, altas temperaturas e algum vento. Não sendo um estreante nesta competição, Alberto foi para esta aventura, consciente das dificuldades, realizando uma prova cautelosa, que lhe valeu um bom 5º lugar no seu escalão de Veteranos com mais de 60 anos! Foi um belíssimo resultado para este tomarense que já leva muitos anos (e muitos kms) na prática desta magnifica modalidade.

Na geral, Alberto Graça foi o 86º a cortar a meta (77º entre os masculinos) e realizou o tempo de 5h14m40. Luís Alexandre (atleta da ACR de Santa Cita) também esteve presente nesta difícil prova, tendo obtido um bom resultado. Como também não foi a primeira vez que foi a esta competição, a experiencia de edições anteriores permitiu que corta-se a meta em 44º lugar da geral (40º entre os masculinos) com registo final de 4h34m15.
Terminaram a prova 195 atletas. A Secção de Atletismo do União FCI de Tomar