Início DESPORTO ATLETISMO – Fim-de-semana em cheio para o União de Tomar: título de...

ATLETISMO – Fim-de-semana em cheio para o União de Tomar: título de campeão distrital de corta-mato e medalha de bronze no Nacional de Juvenis

Realizou-se no passado Domingo, dia 5 de Fevereiro o Campeonato Distrital de Corta-Mato Longo, em Abrantes (Mouriscas), organizado pela Associação de Atletismo de Santarém e com o apoio da Casa do Benfica em Abrantes. Este ano era uma aposta forte da secção de atletismo do clube alcançar o título colectivo nesta competição, assim sendo o União FCI de Tomar apresentou-se praticamente na máxima força em busca de um título que já fugia há alguns anos. Terminada a prova, União de Tomar sagra-se campeão distrital de corta-mato longo com 33 pontos, menos três que o segundo classificado CUA Benavente. Individualmente, Pedro Lopes foi o melhor unionísta terminando os 10Km em 35’22’’ que lhe valeram o 4º lugar. Marco Francisco terminou logo de seguida na 6ª posição, com o tempo de 35’’52. No 9º lugar terminou Jorge Santos com o registo de 37’’29 e a fechar as contas para a classificação colectiva terminou João Plácido com 38’’16. Terminaram ainda pelo União de Tomar Adriano Ribeiro no 21º lugar, André Ferreira na 25ª posição e ainda Ricardo Saldanha na 36ª posição.

Coletivamente os Veteranos foram Vice-Campeões com Valdo das Neves em destaque – Na prova de veteranos a equipa do União de Tomar também ambicionava os lugares cimeiros da classificação e conseguiu sagrar-se vice-campeão graças às boas prestações dos nossos atletas. Principal destaque para Valdo das Neves que se sagrou vice-campeão distrital terminando os 7 Km em 24’51. O segundo tomarense a terminar a prova foi Rui Sousa no 5º lugar com 25’46, seguido de André Ferreira no 13º lugar. A “fechar” a equipa, na 16ª posição terminou Carlos Carvalho em 27’33. Terminaram ainda pelo União de Tomar Luís Rodrigo em 22º, João Teixeira em 25º, seguido de Pedro Gameiro na 32ª posição, Jorge Lercas terminou no 35ª lugar, Alberto Graça foi 38ª e na posição imediatamente seguinte terminou Hélder Félix. Jorge Cordeiro e António Serafim foram respectivamente 41º e 48º.

Equipa Feminina em 3º lugar – Na competição feminina, mais uma subida ao pódio, a equipa do União FCI de Tomar foi 3ª classificada. Para este resultado contribuiram as prestações de Paula Branco que terminou os 5 Km em 9º lugar com o tempo de 23’17’’, Carolina Feliz que com 25’17 terminou na 12ª posição, seguido de Ana Grácio e Luísa Ribeiro que terminaram, respectivamente em 14º e 15º lugares com os tempos de 25’56 e 26’17. Terminou, ainda, pelo clube tomarense a estreante Nadine Bernardino na 17ª posição.

Nos Juniores, Joana Silva foi vice-campeã distrital – Disputou-se ainda o campeonato distrital de corta-mato de juniores onde o União de Tomar esteve muito bem representado por Pedro Saldanha que terminou num bom 5º lugar com o registo de 28’24’’ nos 7Km de prova. Na vertente feminina, Joana Silva sagrou-se vice-campeã distrital, terminando os 5Km em 23’08’’.

Nos escalões de formação, saldo muito positivo: Pódios coletivos e para Beatriz Miguel, Tomás Costa e Bernardo Vieira – Houve ainda provas extra para os atletas mais jovens com alguns tomarenses a destacarem-se. Nos 1000m para benjamins, Beatriz Miguel subiu ao pódio na 3ª posição, Rosa Lopes foi 10ª classificada, Margarida Pereira terminou no 13º posto e Inês Saldanha ficou na 17ª posição. Na prova masculina, o melhor unionista foi Ricardo Veríssimo no 5º lugar seguido de Tomás Rei no 8º lugar, Diogo Teixeira foi o 10º atleta a cortar meta. Gabriel Santos e Tiago Homem terminaram praticamente juntos, nos 14º e 15º lugares. Miguel Teixeira foi 17º seguido de Afonso Carvalho na 25ª posição e, ainda Lourenço Santos no 28º lugar. Em ambos as provas o União de Tomar subiu, colectivamente, ao pódio no 2º lugar. Na prova de infantis destaque para o 2º lugar de Tomás Costa. Martim Rodrigo também terminou num bom 6º lugar, seguido de João Veríssimo no 13º posto. Na competição feminina Filipa Teixeira e Catarina Pereira fecharam com top10, respectivamente na 9ª e 10ª posições. Logo de seguida terminou Sara da Isabel no 12º lugar. Carolina Félix foi a 20ª atleta a cortar a linha de meta. A equipa de infantis masculinos do União FCI de Tomar venceu a competição, enquanto a equipa feminina foi 3ª.
Dois mil metros era a distância que os iniciados tinham para percorrer. Beatriz Marques foi a 10ª classificada seguida de Margarida Mota no 15º lugar. Os rapazes também tiveram boas prestações, Rodrigo Graça foi 9º e Eduardo Oliveira terminou na 13ª posição. Para os juvenis esta prova servia de preparação para o Campeonato Distrital que se disputa no próximo dia 26 em Benavente. Bernardo Vieira mostrou estar em boa forma, subindo ao pódio na 3ª posição. António Costa terminou logo de seguida na 7ª posição. Na vertente feminina Mariana Costa alcançou um bom 4º lugar seguida de Leonor Ferreira, também com boa prestação, terminando no 6º posto.

Carlota Gonçalves medalha de bronze na prova de Salto com Vara – Realizou-se no passado fim-de-semana, dias 4 e 5 de Fevereiro em Pombal, o Campeonato Nacional de Juvenis de Pista Corberta, organizado pela Federação Portuguesa de Atletismo. Esta competição destina-se apenas aos atletas do escalão de juvenis que tenham realizado as respectivas marcas de qualificação para cada disciplina, pelo que apenas os melhores atletas nacionais deste escalão estavam presentes. Como tem sido recorrente nos últimos anos o União FCI de Tomar esteve representado, desta vez por duas atletas. Carlota Gonçalves fez história ao ser a primeira atleta do União FCI de Tomar a subir ao pódio na prova de Salto com Vara. A atleta tomarense, ainda juvenil de primeiro ano, transpôs à tercerira tentativa a fasquia a 2,45m, tanto quanto a segunda classificada, tendo esta passado à primeira tentativa. Beatriz Guilherme, também juvenil de primeiro ano, participou na segunda jornada, na prova de 200 metros, terminando com um novo recorde pessoal de 27’’98. Esta marca foi a 20ª melhor dos campeonatos e representa mínimos para o Campeonato Nacional de Sub23 de Pista Coberta. Mais uma excelente representação do atletismo tomarense em provas nacionais demonstrando o bom trabalho que tem vindo a ser realizado por toda a secção de atletismo Tomarense, trazendo para a cidade mais uma medalha nacional.

Sofia Rodrigo sobe ao pódio na prova de Salto com Vara – Realizou-se no passado Sábado, dia 4 de Fevereiro, o Meeting de Pombal organizado pela Associação Distrital de Atletismo de Leiria e pela Federação Portuguesa de Atletismo. O acesso a esta competição era bastante restrito, destinado apenas a atletas com marcas de relevo a nível nacional. Na prova de Salto com Vara esteve presente, em representação do União de Tomar, Sofia Rodrigo que conseguiu um bom 3º lugar, transpondo a fasquia a 2,45m. A vencedora da competição foi a atleta olímpica Marta Onofre. Secção de Atletismo do União de Tomar