ALVAIÁZERE – Estratégia para o sector agrícola em destaque no Dia do...

ALVAIÁZERE – Estratégia para o sector agrícola em destaque no Dia do Agricultor

O Município de Alvaiázere assinalou, pela primeira vez, o Dia do Agricultor, uma iniciativa que é um sinal claro da importância que o sector agrícola tem para a Câmara. A sessão, que se realizou no Museu Municipal, entre as 19:00 e as 22:00, contou com duas apresentações. A primeira consistiu na apresentação do projeto de investigação sobre chícharo que está a ser levado a cabo pela Universidade Nova de Lisboa e em que o Município de Alvaiázere é parceiro. A investigadora Letice Gonçalves começou por caracterizar sumariamente a leguminosa, explicando depois as linhas gerais do estudo que está a ser prosseguido e o seu objetivo final, que passa por encontrar uma variedade de chícharo com características atrativas quer para os produtores, quer para o consumidor final.

A segunda intervenção consistiu na apresentação das conclusões das reuniões que decorreram nos últimos meses em todas as freguesias do concelho, com os agricultores Alvaiazerenses, reuniões essas que fazem parte dos trabalhos de conceção da estratégia integrada para o setor primário do concelho, que o executivo quer implementar. António Bonito, especialista em consultoria agrícola e que está a trabalhar com o Município de Alvaiázere nesta matéria, teve assim a oportunidade de apresentar já um conjunto de linhas de ação a desenvolver que permitem dar resposta às necessidades e dificuldades diagnosticadas. O documento estratégico que orientará a ação do Município, no que à agricultura diz respeito, será, brevemente apresentado e discutido em reunião de Câmara Municipal.

No final da sessão resultou o compromisso da Presidente da Câmara, Célia Marques, em investir no desenvolvimento da agricultura do concelho em parceria com outros agentes locais, como a ADECA, estando neste momento a ser equacionada a abertura de um gabinete de apoio e de fomento ao desenvolvimento agrícola e rural do concelho de Alvaiázere.