Início REGIONAL ABRANTES – Balanço do incêndio em Fontes

ABRANTES – Balanço do incêndio em Fontes

Num comunicado enviado à redacção da Hertz, o mesmo informa o seguinte:
As operações para extinção do incêndio que deflagrou às 13.52 horas do dia 23 de Agosto na freguesia das Fontes (concelho de Abrantes) foram dadas como concluídas à 01.00 hora do dia 26. Nesta ocorrência estiveram envolvidos 959 operacionais, 327 veículos, 14 máquinas de rasto e 13 meios aéreos conseguiram em 57 horas debelar as chamas que chegaram a atingir 30 e 40 metros de altura.
Foram afetadas as freguesias de Aldeia do Mato e Souto, Carvalhal, Fontes, Abrantes e Alferrarede. Estima-se que a área ardida registada nos concelhos de Abrantes e Sardoal ronde os 2000 há.
Algumas famílias foram evacuadas como medida de prevenção na localidade de Sentieiras, tendo sido realojadas pelos serviços sociais do Município de Abrantes em articulação com a Segurança Social de Santarém.
No Teatro de Operações estiveram presentes 108 entidades, das quais 89 eram corpos de Bombeiros.
Vários fatores contribuíram para o sucesso desta operação, nomeadamente a articulação e colaboração constantes que existe entre os Bombeiros de Abrantes e a Câmara Municipal, fruto do protocolo financeiro estabelecido aquando da criação da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários. O orçamento que a Associação detém para sua gestão anual é precisamente o mesmo que a Câmara tinha destinado para os Bombeiros quando eram Municipais. É com esse montante financeiro que a Associação faz face às despesas correntes, investe em veículos, em fardamentos e ainda consegue suportar todas as despesas inerentes às ocorrências, muito embora estas despesas venham a ser cobertas pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, no âmbito do orçamento previsto para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais, do qual Abrantes faz parte.
Mas o êxito desta operação não se deveu apenas a este modelo pioneiro e bem-sucedido entre Câmara e Bombeiros e que vai muito além da questão financeira. Este modelo é um exemplo – e poderá ser um caso de estudo – porque promove uma colaboração e um apoio constantes por parte da Câmara Municipal, das Juntas de Freguesia, das instituições, associações, do tecido industrial e empresarial, não só do concelho da Abrantes, como dos municípios vizinhos, como foi o caso dos concelhos de Constância e do Sardoal. É um modelo que envolve todos, desde o cidadão – a quem os Bombeiros de Abrantes – agradecem uma vez mais – até às entidades políticas, responsáveis pela Proteção Civil, municipais e nacionais. Um incêndio que tinha todas as condições para se propagar por mais quatro ou cinco dias foi extinto em 27 horas!
Que o sucesso da resolução desta ocorrência seja um exemplo da entreajuda, da cooperação, do empenho e da abnegação, de todos, sem exceção. Um grande agradecimento dos Bombeiros de Abrantes!